Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 27.07.23 - 16h00

Prefeitura avança com as obras que transformarão a antiga passarela do Pina numa Biblioteca Digital

img_alt

Equipamento degradado pelo vandalismo está dando lugar a um espaço voltado para educação, inclusão e lazer, que fará parte da Rede Compaz (Foto: Hélia Scheppa/PCR)
A Prefeitura do Recife avança com as obras que transformarão a antiga passarela do Pina, na Avenida Herculano Bandeira, em uma moderna Biblioteca Digital que fará parte da Rede Compaz. As intervenções incluem também a urbanização do entorno da passarela, com a implantação de áreas de convivência e para eventos. A intervenção é inspirada numa experiência de sucesso desenvolvida no México, e recebe investimentos de R$ 2,2 milhões. A passarela estava degradada e sem uso devido aos constantes atos de vandalismo.

Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito João Campos realizou vistoria para conferir de perto o andamento dos trabalhos. Já foram concluídas etapas como a retirada da antiga escada rolante e do elevador; a execução do contrapiso em concreto da biblioteca; e o lixamento, limpeza com tratamento contra corrosão e pintura da estrutura metálica. Estão com 80% de execução as demolições, execução de aterro e implantação dos vidros fixos e janelas da biblioteca. As outras atividades em execução incluem as remoções de itens como revestimento cerâmico e estrutura metálica, revestimento, implantação da nova estrutura em placas de alumínio, infraestrutura elétrica e o piso intertravado.

“A antiga Passarela do Pina virou apenas carcaça e já não tinha utilização há muito tempo. O projeto que fizemos para ressignificar o espaço está em execução e contará com uma biblioteca da rede Compaz, um espaço de convivência de estudo, computadores e profissionais para dar suporte. Além disso, teremos praças com áreas de convivência 
nos dois lados da parte de baixo. Era um espaço público que causava medo, não havia segurança e vai passar a ser um espaço de convivência e cidadania. Já vai ser inaugurado até o final do ano”, explicou o prefeito.

O equipamento oferecerá atividades com foco em Cultura Digital e na Formação de Leitores. A unidade contará com professores de TI, arte-educadores e computadores que poderão ser utilizados livremente pelos usuários em alguns momentos. Os equipamentos tecnológicos também se destinarão a formações para uso de ferramentas digitais, destinadas a todas as faixas etárias - crianças, jovens, adultos e idosos, além de serem usados em atividades permanentes com crianças de 6 a 11 anos.

A área de travessia dos pedestres será convertida em uma ampla sala de estudos (Biblioteca Digital), que oferecerá acesso gratuito a computadores para a comunidade e um ambiente climatizado. A decisão de implantar um centro de estudos foi baseada também na presença de várias escolas e entidades de ensino no entorno, bem como na falta de equipamentos de lazer para crianças nessas imediações.

O projeto teve inspiração na biblioteca da Praça da Colônia Álvaro Obregón, em Iztapalapa, no México, construída a partir da estrutura de um Boeing 737-200 que passou um tempo abandonado no cemitério de aviões do Aeroporto Internacional da Cidade do México. A retirada das escadas rolantes que davam acesso à passarela abre espaço para a criação de espaços de convivência no entorno. Haverá duas praças, uma destinada ao público infantil e a outra projetada para ser um espaço livre, capaz de abrigar eventos e atividades variadas.

A iniciativa vai proporcionar espaço adequado para estudos, pesquisas e outras ações educativas voltadas para o público jovem e infantil, com toda a estrutura e tecnologia necessárias, contemplando também ambientes de recepção e banheiros. O projeto reaproveita ao máximo a estrutura existente e preserva a identidade visual da passarela, mas trará mudanças com a requalificação dos painéis de alumínio e fechamentos de vidro. A acessibilidade será garantida com a colocação de plataforma elevatória e as atuais escadas para pedestres serão mantidas.