NOTÍCIAS

Cultura | 27.08.13 - 14h37

Centro metropolitano capacitará mil mulheres por mês

[caption id="attachment_37775" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio: "...o governo inteiro vai pensar o tempo todo nas mulheres”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Recife disponibilizará em três meses um espaço pioneiro para o fortalecimento da cidadania das mulheres. O Centro das Mulheres Metropolitanas, que funcionará em Brasília Teimosa, vai oferecer à população feminina cursos de capacitação para facilitar o ingresso delas no mercado de trabalho. O equipamento atenderá mil mulheres por mês. A Prefeitura e o Estado farão a gestão conjunta do centro, que também promoverá campanhas de enfrentamento à violência de gênero. O prefeito Geraldo Julio acompanhou, na manhã desta terça-feira (27), o início da requalificação que está sendo realizada na casa onde funcionará o centro.

A meta da Prefeitura do Recife é construir um equipamento do tipo em cada Região Político-Administrativa (RPA) da cidade. A iniciativa visa descentralizar a atuação da Secretaria da Mulher do Recife, além de integrar as ações da pasta com o Pacto Pela Vida municipal, a partir da perspectiva da redução da violência de gênero na capital pernambucana.

Geraldo Julio classificou o espaço como um instrumento para garantir o empoderamento econômico das mulheres. “Um ponto que merece destaque no centro é a capacitação profissional, pois visa garantir a independência financeira. Essa é uma forma de oferecermos políticas públicas às mulheres. Com essa autonomia, elas terão a sua liberdade. Dentro dessa perspectiva, o governo inteiro vai pensar o tempo todo nas mulheres”, pontuou o prefeito.



O atendimento às mulheres será feito nos três turnos. A partir de um investimento de R$ 75 mil por parte da Prefeitura, as nove salas do centro terão revestimento em cerâmica; os banheiros serão readequados e a rede elétrica reposta. Ao todo, o imóvel possui 320 metros quadrados de área construída. O Estado, responsável pela compra da casa onde funcionará o centro, fará a aquisição de equipamentos multimídias para serem utilizados nas capacitações.

Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque reforçou que o equipamento será destinado a todas as mulheres, mas com foco nas que possuem baixo poder aquisitivo. “Essas são as mulheres que queremos que recebam uma educação ampla, aquela que a inclui nos negócios humanos; além da educação profissional”, afirmou Cristina.

Já a secretária da Mulher do Recife, Silvia Cordeiro, ressaltou a importância em se garantir um acompanhamento cotidiano das mulheres. “Quando o centro ficar pronto, as mulheres poderão contar com um espaço para a capacitação profissional e para entender e assegurar os seus direitos. Nosso intuito é fazer um grande trabalho voltado para o direito à cidade também. O ato de hoje representa uma ação concreta da cidade que queremos para o gênero”, disse.

[caption id="attachment_37779" align="alignleft" width="680"] A PCR fará um investimento de R$ 75 mil para requalificar o imóvel. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Moradora do bairro de Brasília Teimosa, Ilma Martins, 48 anos, foi conferir pessoalmente o início das obras. A representante cultural acredita que a centro metropolitano representará um “Porto Seguro” para as mulheres da comunidade. “Eu estou muito feliz em acompanhar a concretização do compromisso do prefeito com as mulheres. A sensação de segurança vai prevalecer aqui e esse deve ser o sentimento em toda a cidade”, comentou.