NOTÍCIAS

| 27.08.14 - 15h49

Nova Upinha 24h já atende à população na Linha do Tiro

Além do equipamento de saúde, que recebeu o nome de Dra. Fernanda Wanderley, o local também teve a praça e campo vizinhos requalificados. A nova Upinha 24h começou seu funcionamento imediatamente após a sua inauguração. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Na manhã desta quarta-feira (28), a Linha do Tiro e comunidades vizinhas ganharam a Upinha 24h Dra. Fernanda Wanderley. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, e do vice-prefeito Luciano Siqueira, realizou a entrega do equipamento que teve investimentos da ordem de R$2,5 milhões de reais. Esta é a terceira unidade do tipo entregue pela gestão, que além da atenção à saúde, também beneficiou o lazer do local, com a recuperação da praça e campo de futebol vizinhos à Upinha 24h.

Segundo o prefeito Geraldo Julio, não existe nenhum outro lugar do país em que exista um formato tão completo de atenção básica à saúde das famílias. "Este equipamento representa muito mais do que uma unidade básica de saúde, representa o respeito, carinho e atenção, o atendimento humanizado, uma estrutura completa que oferece tudo que a população precisa em caráter de pequenas urgências. Nenhuma outra cidade, nenhum outro estado, dispõe de uma estrutura como esta", declarou o gestor.

A nova Upinha da Linha do Tiro iniciou os atendimentos logo após sua inauguração, e vai atender a uma demanda antiga dos moradores do local. O equipamento vai contemplar usuários dos bairros da Linha do Tiro, Dois Unidos, além de parte da Unidade de Saúde da Família (USF) do Córrego da Jaqueira e da comunidade do Alto dos Coqueiros. No quadro de profissionais, cada Upinha 24h conta com três equipes do Programa Saúde da Família. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um odontologista e um auxiliar de saúde bucal, além de seis Agentes Comunitários de Saúde.

A nova Upinha da Linha do Tiro iniciou os atendimentos logo após sua inauguração, e vai atender a uma demanda antiga dos moradores do local. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Além do investimento na saúde, o prefeito também destacou a requalificação de dois equipamentos do local que vão trazer mais oportunidade de diversão e lazer para a população. "A praça e o campo de futebol vizinhos à Upinha 24h receberam um cuidado especial da Prefeitura, que colocou novos bancos, mesas, balanço, escorrego na praça. Também fizemos a terraplanagem no campo e a colocação de alambrado. Tudo isso para que a comunidade possa ter a oportunidade de ter suas atividades esportivas, culturais e de lazer. Então esta é uma obra completa", avaliou o prefeito.

Para Cícero Rodrigues, servidor público estadual, morador há 55 anos da Linha do Tiro, a comunidade recebe com grande satisfação estes equipamentos. "Esta Upinha vai atender uma demanda muito significativa da população local. Antes precisávamos nos deslocar muito para conseguir um atendimento emergencial, agora temos o atendimento 24 horas aqui, pertinho de nós. Além disso, a Prefeitura também se preocupou em recuperar o lazer do entorno, dando mais qualidade de vida para as crianças, para nós moradores", afirmou Cícero.

De acordo com o Secretário de Saúde, Jailson Correia, com as Upinhas 24h, a PCR inaugura padrão pioneiro no serviço da Atenção Básica do Recife. "A população daqui vai passar a contar com uma Unidade de Saúde da Família muito diferenciada. São no total 82 profissionais qualificados para o atendimento emergencial e ambulatorial básico nesta unidade, que tem o grande diferencial de não fechar as portas e estar permanentemente aberta para cuidar das pessoas. Essa metodologia da Atenção Básica permite que cada usuário seja conhecido pela sua história, gerando a criação de vínculos com a população, o que permite uma corresponsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade. A proposta dessa estratégia é resolver pequenos problemas de saúde dessas pessoas, estando mais perto, ajudando-as a melhorar suas vidas" .

Cada Upinha 24h tem a capacidade de cadastrar até 10 mil pessoas das respectivas áreas de abrangência. A estratégia de atendimento do Programa Saúde da Família, assim como nas demais USFs, é baseada em um estudo de zoneamento territorial, no qual as áreas foram mapeadas. Os usuários são cadastrados pelos Agentes Comunitários de Saúde ou na própria unidade.

DRA. FERNANDA WANDERLEY - Nascida em Recife, em 20 de março de 1936, Dra. Ferenanda Wanderley Correia de Andrade seguiu os passos do pai, ex-presidente da Sociedade Pernambucana de Pediatria, e se formou em medicina como seus irmãos, Dos 53 anos de profissão dedicou 52 ao IMIP, instituição na qual foi sócio-fundadora.