Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 27.09.17 - 19h31

Compaz Ariano Suassuna celebra seis meses de funcionamento com mais de 54 mil atendimentos realizados

img_alt

Programação especial de comemoração reuniu serviços e atividades especiais, como atendimento do Procon, saúde, feira orgânica e atividades físicas nesta quarta-feira (27). (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna completou, nesta quarta-feira (27), seis meses de funcionamento, celebrando a marca de mais de 9.600 usuários inscritos e 54 mil atendimentos realizados durante esses seis meses que estão transformando a realidade na Zona Oeste do Recife. Para comemorar a data, uma programação especial foi montada com diversas ações ao longo de todo o dia, em parceria com a Faculdade Estácio de Sá.
 
Atendimentos jurídico, psicológico e de saúde (aferição de pressão, glicose, entre outros) estiveram à disposição dos usuários, assim como o Procon, feira orgânica e estação de coleta de óleo de cozinha usado. Marluce Oliveira, moradora do bairro do Cordeiro, aproveitou todos os serviços. “Foi um dia maravilhoso! Fiz tudo que tinha direito: exame de pele, fisioterapia, aferi a pressão e fiz ginástica. É ótimo ter um dia assim diferente”, exclamou.
 
As atividades começaram às 9h da manhã e se estenderam até às 17h, com aula de zumba dada pela turma de Educação Física da Estácio. Sebastião Nascimento tem problemas de locomoção e faz dança desde a inauguração, em março. “Faço as aulas desde o primeiro dia do Compaz e adoro dançar. Me sinto incluído aqui”.
 
O dia ainda contou com a exposição dos produtos confeccionados pelas participantes do Ateliê, com destaque para os bordados e a tapeçaria. “O ateliê mudou tudo na minha vida. Se a pessoa tiver com problema de depressão, vai embora. Aqui eu tenho boas amizades, estou aprendendo todos os dias com a professora e com as colegas também. Meu marido e minhas irmãs já dizem que se quiserem me encontrar, só vir aqui no ateliê”, revela Suely Martins, aposentada e freqüentadora há seis meses do Compaz.
 
A Biblioteca Jornalista Carlos Percol também houve programação ao longo de todo o dia para os diversos públicos. Um Dedo de Prosa, encontro semanais focados na terceira idade; Bibliotec, o uso de tecnologia para formar crianças leitoras; Musitec, musicalização e tecnologia para estimular a aprendizagem e Divertec, robótica com estímulo à imaginação e aprendizado lógico fizeram parte das atividades do dia.
 
“O Compaz Ariano Suassuna é realmente equipamento que está mudando a vida das pessoas na zona oeste da cidade, mostrando que esse olhar diferenciado sobre a população que mais precisa. Nesse dia que comemoramos seis meses, fizemos uma parceria muito sólida com a Faculdade Estácio. Essa parceria é uma parceria de resultado, que eles vão trazer os seus alunos e professores para que possam contribuir com a população”, fala o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.
 
Os usuários do Compaz Ariano Suassuna vão ganhar outro presente ainda pela celebração da abertura do equipamento: em outubro, tem inscrição gratuita para o vestibular da Estácio para os usuários do equipamento. Quem for aprovado vai concorrer a bolsas de estudos de 30% a 50% do valor do curso.
 
BALANÇO DOS SEIS MESES DE FUNCIONAMENTO - Nesses 180 dias de atendimentos, mais de 9.600  pessoas se inscreveram no equipamento. Diariamente, 2.000 pessoas circulam na segunda Fábrica de Cidadania do Recife. Junta Militar é o serviço mais procurado, seguido do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
 
O Compaz Escritor Ariano Suassuna atende a 28 bairros: Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Zumbi, Engenho do Meio, Torrões, Caxangá, Cidade Universitária, Várzea, Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueria, Mustardinha, San Msrtin, Sancho, Tejipió e Totó.
 
Compaz Escritor Ariano Suassuna em números
1 - Total de Usuários Cadastrados: 9.603 | média por mês: 1.601
2 - Número Total de Vagas Ofertadas: 6.205
2.1 - Atividades Esportivas e Práticas Integrativas: 2.488
2.2 - Atividades Educacionais, Qualificação Profissional e Geração de Renda: 2.731
2.3 - Atividades Culturais: 482
2.4 – Palestras: 504
3 - Total de Acessos/Visitas à Biblioteca Jornalista Carlos Percol:  31.219 
4 – Serviços: 16.834
4.1 – CRAS: 4.585 
4.2 - Emprego e Renda nos Bairros: 476
4.3 - Junta Militar: 6.366 
4.4 - Mediação de Conflitos: 386 
4.5 – Micro Empreendedor Individual (MEI): 470 
4.6 - PROCON Recife: 829 
4.7 - Programa Acolhe Vida: 63 
4.8 - Prouni Recife: 27 
4.9 - Qualifica Recife: 32
4.10 - Sala da Psicologia (números de atendimento): 690 
4.11 - Sala de Atendimento do Médico: 889 
4.12 - Sala do Empreendedor: 144 
4.13 - Secretaria da Mulher: 1.877

Total de atendimentos: 54.258