Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 27.09.17 - 16h12

Encontro sobre mudanças climáticas aborda o tema eficiência energética

img_alt

O 12º Comclima foi realizado no auditório do Museu da Cidade do Recife e contou com apresentação de projetos na área. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

A relação entre consumo de energia e mudanças climáticas foi o tema do 12º Comclima, fórum permanente de debate da Prefeitura do Recife, realizado nesta terça (26), no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. Debatedores apresentaram projetos focados na eficiência energética, sob a mediação do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach.

Ele listou as ações do poder público municipal para alcançar as metas de redução na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), publicadas ano passado, com base em inventário realizado anteriormente. “As metas estão sendo monitoras e revisadas constantemente”, informou Schwambach.

Entre as iniciativas estão o uso de painéis solares em equipamentos como o Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife. Nesse último, a energia convertida da radiação do Sol é injetada na rede da Celpe, resultando numa economia na conta de eletricidade no final do mês.

Três palestrantes participaram do evento. A assessora técnica do Ministério do Meio Ambiente, Alexandra Maciel abordou a "Aplicação do Projeto 3E em dois hospitais do Recife". Lucas Santos, supervisor de projetos em eficiência energética  da Avsi Brasil, falou do Projeto Energia com Cidadania. E Sérgio Maffioletti, gerente de desenvolvimento socioambiental do grupo JCPM, apresentou o tema "Alternativas energéticas em grandes empreendimentos".

A proposta do 12º Comclima é debater a relação entre o setor energético e seus impactos nas mudanças climáticas, apresentando algumas ações que estão sendo operadas no Recife no que se refere à energia de forma mitigadora.

O fórum é formado por entidades da sociedade civil, órgãos estaduais e federais, além de seis secretarias municipais, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e tem a missão de estabelecer políticas e ações para o enfrentamento local do aquecimento global.

 

POLÍTICA MUNICIPAL

Sancionada em abril de 2014, a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei Nº 18.011/2014) estabelece instrumentos para a implementação, em nível municipal, de ações sustentáveis e de enfrentamento ao fenômeno do aquecimento global.

Para saber mais sobre o tema acesse:

http://meioambiente.recife.pe.gov.br/mudancas-climaticas