NOTÍCIAS

Saúde | 27.10.15 - 18h16

Ação oferece serviços de saúde em praça no Centro do Recife

Ação oferece serviços de saúde em praça no Centro do Recife

Mulheres em situação de rua e profissionais do sexo que circulam pelo centro da cidade serão alvo de uma ação promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, nesta quinta-feira (29), das 8h às 12h, na Praça Dezessete, localizada na Rua do Imperador. As usuárias do SUS terão acesso a vários serviços de promoção e prevenção à saúde. Uma equipe do Consultório de Rua circulará pelas ruas do centro para convocar as mulheres a comparecerem ao local. O evento faz parte das atividades do Outubro Rosa.

Profissionais do Distrito Sanitário I vão realizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de tuberculose e aplicação de vacinas. As mulheres também serão submetidas a testes rápido de HIV e sífilis, e, caso seja necessário, serão encaminhados para os serviços de referência, para tratamento. As mulheres também receberão orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose e hanseníase. Haverá distribuição de preservativos masculino e feminino. A equipe de Saúde Bucal levará um escovódromo para o local, para estimular o cuidado com a saúde da boca. Os profissionais vão distribuir kits de higiene bucal.

Atuação - A proposta do Consultório de Rua é lidar com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, prestando atenção integral à saúde de forma itinerante e in loco.

Errata: o caminhão equipado com mamógrafo móvel não estará presente na ação.