NOTÍCIAS

Educação | 27.11.15 - 17h30

Projeto de escola municipal do Recife vence etapa regional do Prêmio Professores do Brasil

Iniciativa da professora Nathalie Sena da Silva, da Escola Presbítero José Bezerra, disputa premiação nacional no próximo dia 3

A professora Nathalie Sena da Silva, da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, no bairro da Macaxeira, venceu a etapa Nordeste do 9º Prêmio Professores do Brasil, com o projeto "Se liga na bicharada". Inscrito na categoria Ciclo de Alfabetização, o projeto de Nathalie é a única iniciativa de Pernambuco que vai concorrer à premiação nacional, no dia 3 de dezembro. Outra iniciativa da rede municipal do Recife que obteve destaque no prêmio foi o projeto "Tenho medo, mas dou um jeito", desenvolvido na Creche Municipal João Eugênio, na Iputinga, vencedor da etapa estadual.

Realizado pelo Ministério da Educação, o Prêmio valoriza experiências inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública, que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. A etapa nacional vai premiar 30 experiências de todo o país, distribuídas em seis categorias, cada uma recebendo R$ 7 mil. Em cada categoria, deverá ser premiado um professor por região. A professora Nathalie Sena desenvolveu o projeto "Se liga na bicharada" com seis estudantes que apresentavam déficit de aprendizagem e faziam parte do Se Liga, projeto de correção de fluxo e combate ao analfabetismo para alunos que não se alfabetizaram na idade correta. Ela viaja para Brasília na madrugada nesta terça (01/12), junto com a diretora da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, Adeluzia Faria.

Alex Costa da Silva, Eduardo Ferreira da Silva, Rogério Barros da Silva Fonseca, Kevin Walker da Silva, Luiz Claudio da Silva Rodrigues e Thalita dos Santos Correia, que tinham entre 10 e 12 anos, foram orientados pela educadora a iniciar a leitura por meio de livros paradidáticos. Baseado no livro "O sapo que engoliu a lua", do escritor Celso Antunes, o grupo escreveu e ilustrou seu próprio livro, com o título "O sapo e a escada". A obra foi bordada pelos alunos, com linhas, agulhas e tecidos recebidos em doações, sendo finalizada após oito meses de aulas. "O mais impressionante é que eles não sabiam ler, nem escrever. Eu percebi que eles se identificaram mais com o alfabeto de animais e surgiu o livro", afirma Nathalie.

A educadora contou com o suporte dos livros didáticos do Programas Manuel Bandeira e Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife. O trabalho já havia conquistado o segundo lugar na 20ª edição do Ciência Jovem, em 2014, na categoria Educação Cientifica. Além disso, a professora Nathalie Sena ganhou o primeiro lugar na categoria Educação Científica da 18ª edição do mesmo evento, em 2012, com o trabalho Se Liga na Poesia de Gonzaga, baseado nas composições de Luiz Gonzaga.

Destaque - Por sua vez, o projeto "Tenho medo mas dou um jeito", desenvolvido na Creche Municipal João Eugênio, no bairro da Iputinga, venceu a etapa estadual do 9º Prêmio Professores do Brasil na categoria Creche. Ao constatar que as crianças chegavam à unidade de ensino muito inseguras, a equipe formada pela professora Mirtes Ramos e pelos auxiliares Walter Mauro e Joanita de Paula pensou numa maneira de estimular os alunos a lidarem melhor com seus medos. "Elas tinham insegurança de ficar sozinhos nas salas e na hora de ir ao banheiro", conta Walter.

Como as crianças gostam muito de histórias infantis que tratem de bruxas e monstros, a ideia foi trabalhar o tema a partir desses elementos, fazendo a ligação com o medo de escuro, de ir ao banheiro ou ficar na sala a sós. "Isso foi feito por meio de dramatizações, contação de histórias e murais. Levamos até carrancas e fizemos a 'casa da bruxa' para estimular os alunos a enfrentarem seus medos. Eles desenvolveram mais autonomia e os pais notaram a diferença", afirma.