NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.11 - 18h40

Alunos da Escola Córrego da Bica passam uma noite na biblioteca

Durante o Ano Letivo de 2011 eles trabalharam temas sobre a cultura africana, combate ao racismo e autoestima do povo afrodescendente. O resultado será visto na noite de hoje (27) até a manhã desta quarta (28) na biblioteca da unidade

Em 2011, 50 estudantes do 5º Ano da Escola Municipal Córrego da Bica participaram de atividades de leitura focadas em temas sobre a cultura africana, combate ao racismo e autoestima do povo afrodescendente. Girando sempre em torno de atividades de contação de histórias, empréstimo de livros, comentários e socialização de livros lidos, dramatizações, recitais de poesia e exibição de filmes e documentários sobre o continente africano, as atividades chegam, agora, à sua culminância, com uma noite inteira na biblioteca da unidade.

O Projeto “Uma Noite na Biblioteca; Passeando pela nossa ancestralidade” vai exibir seu resultado na noite de hoje (27), a partir das 19h30, até as 09h desta quarta-feira (28). Na entrada os estudantes receberão as camisas e as boas-vindas da escola, por meio de sua dirigente, Anailse Moura. Na abertura da longa noite será cantado o hino da África do Sul e canções brasileiras como “Mama África”, “Zumbi”, “Preto cor preta”, “Cabelo pixaim” e “Ileaê”. Será hora então da despedida dos pais que retornarão no dia seguinte.

Aos cuidados dos educadores da escola, as crianças terão hora certa para todas as atividades que incluirão lanche e ida ao banheiro; exibição do filme “As aventuras de Azur e Asmar”, animação de Michel Ocelot ( 99min.); comentários sobre a película e mais uma ida ao banheiro e água. Fora da biblioteca, eles vão sentar embaixo do baobá para ouvir a história do livro “A semente que veio da África” e depois o cd de “Contos ao redor da fogueira”, de Rogério Andrade Barbosa.

A partir da 0h, divididos em grupos, os estudantes vão escolher contos africanos expostos pelo pátio e dentro de cestas de vime para dramatizá-los. Às 01h50 será a hora da oficina de artes plásticas, quando cada estudante receberá uma cerâmica onde deverá deixar registrado algo que achar mais representativo sobre a África. Apesar de já um pouco tarde, às 02h50, os alunos precisam descansar e cada um irá localizar seu travesseiro com fronhas pintadas durante a aula de arte com a história, a cultura e as pinturas dos povos N’debele da África do Sul. Às 03h em ponto é hora de dormir e a canção de ninar será substituída pelas faixas do cd: “Angola folclore e canções tradicionais”, de Luiz N´Gambi (Eldorado – 1981).

Mas serão só pouco mais de duas horinhas de sono. Às 5h30 é o momento de acordar com música relaxante, fazer alongamento e escovar os dentes. Em seguida tomar um delicioso café da manhã acompanhado de muita música africana e apreciar as fotos dos melhores momentos da agitada noite. Enfim, reencontro com os pais para juntos debaterem a “moral da história”: derrubar as barreiras do preconceito, do desrespeito, da intolerância, valorizando ancestralidade do povo brasileiro, cantando em bom tom a música “Samba dos ancestrais”, de Martinho da Vila.

A Escola Municipal Córrego da Bica fica situada na Rua. Córrego da Bica, s/n – Bairro de Passarinho