NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.12 - 12h49

Plano consolida a política municipal para as mulheres do Recife

[caption id="attachment_30062" align="alignleft" width="334"] Plano foi lançado na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

A política municipal para as mulheres residentes no Recife está consolidada. Basta apenas fazer a manutenção dos equipamentos existentes e executar os programas dos seis eixos temáticos com os quais trabalhamos“, frisou a Secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, ao entregar nesta quarta-feira (27) o 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. O plano foi lançado na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Socia

l que ficou lotada de lideranças feministas, representantes da gestão e de organizações não governamentais.

O documento contém 56 ações e 24 propostas referendadas durante a 5ª Conferência Municipal da Mulher, ocorrida em agosto de 2011. A redação final do documento foi feita pelo Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo. Orçamento Público Sensível ao Gênero (orçamento mulher) sobre os gastos da prefeitura com homens e mulheres; Plano de Feminilização do HIV-Aids; Política de moradia para as mulheres em situação de violência e que se encontram albergadas assegurando ser ela a titular da casa, além da instalação da Ouvidoria da Mulher são alguns dos destaques do novo instrumento que as mulheres do Recife terão em mãos na hora de fazer reivindicações aos futuros gestores para o cumprimento das ações.

“O prefeito João da Costa é mesmo o nosso maior parceiro. No governo as mulheres tiveram visibilidade, pois ocuparam 18 cargos estratégicos como secretárias ou dirigentes de órgãos do segundo escalão. O Movimento de Mulheres sai fortalecido neste governo porque sempre foi chamado pelo prefeito a opinar sobre os mais diversos assuntos de interesse do segmento”, disse Pereira.

Até serem levadas à conferência, as reivindicações e sugestões contidas num documento de 52 páginas que foi entregue à platéia em material impresso e CD havia sido discutido por cerca de 1.800 mulheres que se reuniram em 18 encontros das microrregiões das seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) e nas três pré-conferências.

Faça aqui o download do Plano Municipal de Política para as Mulheres