Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 27.12.21 - 18h53

Prefeitura do Recife e Gerdau firmam parceria para projeto em habitação

img_alt

Batizado de Reforma Que Transforma, o ação social será executado ao longo de 10 anos, no bairro do Coqueiral, Zona Oeste do Recife. (Foto: Diego Nigro/PCR)

 

A Prefeitura do Recife será uma das principais apoiadoras da empresa Gerdau na execução do programa social Reforma Que Transforma. A capital pernambucana, onde a companhia está instalada desde 1973, é uma das 12 cidades brasileiras contempladas pelo projeto, que marca o aniversário de 120 anos da companhia. O acordo foi firmado em reunião realizada no início de dezembro, na sede da Prefeitura, com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna; da secretária de Habitação, Maria Eduarda Medicis; e de representantes da Gerdau.

O bairro do Coqueiral, que fica próximo à fábrica da empresa na Zona Oeste da cidade, será beneficiada através da reforma de mil casas ao longo da próxima década. Caberá à gestão municipal compartilhar sua base de dados socioeconômicos para que sejam mapeadas as famílias mais vulneráveis a serem beneficiadas com as reformas. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna, a ação tem uma enorme importância, ao unir iniciativa privada e política pública. “O mais importante nesse projeto habitacional da Gerdau é a dignidade. Com melhorias em suas casas, as famílias vão ser auxiliadas a resgatar um sentimento imprescindível, construir uma nova relação com seus lares e com a vida de bairro”, ressalta. 

“O Reforma Que Transforma foi estruturado a partir da identificação de três problemas que cercam a habitação no Brasil: obras sem assessoria técnica, qualificação da mão de obra e falta de acesso a crédito”, diz o líder de responsabilidade social da Gerdau, Paulo Boneff. O programa tem previsão de início em fevereiro de 2022 e investimentos iniciais de R$ 40 milhões para as 12 cidades brasileiras. Além do Recife, serão contempladas as cidades de Ouro Preto (MG), Ouro Branco (MG), Itabirito (MG), Barão de Cocais (MG), Divinópolis (MG), Maracanaú (CE), Charqueadas (RS), Sapucaia do Sul (RS), Araçariguama (SP), Pindamonhangaba (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O programa realizará reformas urgentes em moradias a partir da identificação do cômodo da casa com maior vulnerabilidade. A execução é feita com um kit reforma que entrega a obra em sete dias, permitindo o controle do tempo e dos custos para ganhar escala. Para famílias com melhor condição de renda, será oferecida a possibilidade de ter acesso a um crédito subsidiado, com taxas de juros abaixo do mercado para efetuar reformas – os recursos arrecadados retornam para o programa, beneficiando outra família e assim por diante.