NOTÍCIAS

Infraestrutura | 27.12.23 - 14h40

Prefeitura do Recife entrega nova praça na Comunidade do Coque

img_alt

O equipamento foi implantado pela gestão municipal e faz parte do programa Tá Aprumado Praças. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O prefeito do Recife, João Campos, realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a entrega de mais uma obra do Programa Tá Aprumado Praças, levando mais uma área de lazer para a população da cidade. A Praça Horta Joana Bezerra conta com diversos brinquedos, bancos, horta e até varais de roupas que foram instalados à pedido dos moradores. O Tá Aprumado Praças foi lançado em agosto e vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos, o objetivo é promover mais qualidade de vida para os cidadãos e fortalecer o senso de comunidade. 

“Muita gente já passou por aqui, na Praça Horta Joana Bezerra, pois fica entre o Viaduto Papa João Paulo II e o Viaduto Capitão Temudo. O espaço está completamente requalificado, com novos brinquedos, área de lazer para criança, área de convivência, horta comunitária, e até um pequeno galinheiro. Tudo isso é requalificação do espaço urbano para fazer uma cidade de qualidade para todos e todas, ouvindo as pessoas, ouvindo quem utiliza a área. Está novinho”, detalhou João Campos.

A implantação da Praça Horta Joana Bezerra foi realizada na Rua Jaraguari, entre o Viaduto Capitão Temudo e o Viaduto Papa João Paulo II; e a intervenção foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). A área, que não tinha uso, foi estudada para a construção da praça e assim oferecer à comunidade um local de conforto. A proposta é que a praça conte com a responsabilidade, zelo e cuidado da população, sendo vista, de fato, como um local de diversão para as crianças, idosos e todos que usufruem dela. 

Os serviços contemplaram a instalação de brinquedos em madeira e concreto, construção dos bancos em concreto com ripas em madeira, revitalização de toda a calçada, instalação de mobiliários urbanos, projeto de iluminação, construção de rampa acessível, projeto de paisagismo com área verde e horta, cuja manutenção ficará a cargo da população. Além disso, há uma área destinada ao galinheiro, uma solicitação da própria comunidade. A praça custou R$ 362.703,14.

De acordo com a dona de casa Aline Barbosa, 26 anos, que mora no entorno da nova praça, a realidade local mudou. “Eu vivo aqui há mais de 10 anos. Hoje moro com a minha filha que tem quase dois anos. Antes, essa área era abandonada, tinha muito lixo e ratos. Agora é um espaço para as crianças brincarem, tem muitos brinquedos, ficou muito bom. A minha filha está adorando o escorrego, o balanço... Ela já brincou de tudo aqui e fizemos várias fotos dela”, contou Aline.

Uma de suas características mais marcantes do Tá Aprumado Praças é a inclusão direta da população no processo de tomada de decisão, com uso do aplicativo WhatsApp. Além disso, a conservação do patrimônio urbano também está refletida no programa Tá Aprumado Praças, pois a Prefeitura irá revitalizar, até o início de 2024, todas as praças desenhadas e projetadas pelo paisagista Roberto Burle Marx na década de 1930.

 

ASSUNTOS: