Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.23 - 16h29

Prefeitura do Recife paga projetos aprovados nos editais da Lei Paulo Gustavo

Governo Federal destinou cerca de R$ 13 milhões à capital pernambucana, que lançou e executou dois editais, com pontualidade, escuta pública, pactuação e grande adesão das classes culturais recifenses. Dos 182 aprovados, apenas 6 têm pendências documentais e não receberam o pagamento

A Prefeitura do Recife encerrará o ano de 2023 com mais uma importante meta cultural alcançada: a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife concluíram os pagamentos referentes à Lei Paulo Gustavo na cidade. Ao todo, foram aprovados 182 projetos nos dois editais lançados pelo poder público municipal: 84 no edital Geraldo Pinho, dedicado ao audiovisual, e 98 no edital Recife Criativo, de Multilinguagens, que contemplou desde teatro, dança, circo, artes visuais, música, literatura e cultura popular a gastronomia e moda. Um residual de 3% dos aprovados apresenta pendências documentais, que adiaram os respectivos repasses. 

O respeito ao calendário anunciado e acordado com os fazedores de cultura da cidade, assim como os prazos estabelecidos, que levaram em consideração as necessidades dos artistas, num momento em que tantas oportunidades e editais culturais se abriram, simultaneamente, no país inteiro, foram as marcas de todo o processo conduzido pelo poder público municipal, para execução dos recursos da Lei federal, que representou um importante marco da retomada cultural brasileira, após um longo período de retrocessos políticos e silenciamentos impostos pela pandemia.

Ao longo de todo o processo, a Prefeitura do Recife, que recebeu do Governo Federal o repasse total de R$ 13 milhões, lançou mão de diversos recursos para democratização das oportunidades oferecidas pela Lei Paulo Gustavo, como a realização de escutas virtuais e presenciais com as mais diversas categorias culturais, a disponibilização de tutoriais sobre as inscrições e a flexibilização de prazos para submissão de projetos, com a realização de plantão de atendimento telefônico e presencial na reta final. Em breve, o Recife encontrará com essas programações nas ruas, para ver desfilar suas tradições, incontíveis e incontestes inspirações culturais.