NOTÍCIAS

Cultura | 28.01.14 - 09h49

Pão integrará merenda das escolas do Recife a partir de fevereiro

[caption id="attachment_43109" align="alignleft" width="680"] Inclusão do item no cardápio será viabilizada através de parceria entre a PCR e Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco. (Marcos Pastich/PCR)[/caption]


O prefeito Geraldo Julio anunciou, nessa segunda-feira (27), uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco (AIPP), que vai assegurar o fornecimento de pão às 223 escolas da rede municipal com alunos nos ensinos fundamental I e II. Ao todo, 68 mil estudantes serão beneficiados com a inclusão do item na merenda escolar. O anúncio foi feito durante a posse da nova diretoria da AIPP, ocorrida no Centro de Convenções.

A parceria resultará no fornecimento de 43 mil quilos de pães por ano, vindos de cerca de 100 padarias. O prefeito adiantou que um dos critérios de distribuição será a proximidade entre os estabelecimentos e as escolas, uma forma fomentar os negócios locais. “Este setor é imprescindível na nossa cidade com mais de 500 empresas e 10 mil trabalhadores. É importante que eles possam participar da questão da merenda escolar. As padarias dos bairros do Recife vão fornecer para as escolas mais próximas o pão de suas merendas. Vamos, com isso, facilitar a produção e a entrega, oferecendo qualidade no lanche dos nossos alunos”, explicou Geraldo Julio.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, lembrou que o pão não era um item do antigo modelo de merenda da rede municipal de ensino do Recife. “Eram servidos outros alimentos. Agora, a merenda será processada e produzida na própria escola, nas unidades que já têm cozinha. As que não tiverem, utilizarão o novo cardápio elaborado pela secretaria. Tudo isso passará a vigorar em 5 de fevereiro”, pontuou.

Para o novo presidente da AIPP, José Cosme da Silva, a experiência deverá ser muito benéfica para o setor da panificação. “Já temos a experiência com esse fornecimento para o Estado. Agora, vamos atuar junto à Prefeitura. Esta é uma iniciativa que favorece muito o pequeno produtor, as padarias de bairros, melhorando não só o contexto do nosso setor, mas a economia da cidade”, comemorou.