NOTÍCIAS

| 28.01.15 - 15h11

Primeira Upinha do Recife completa um ano de funcionamento nesta quarta-feira (28)

A Upinha 24h Moacyr André Gomes situada em Casa Amarela atende mais de 10 mil pessoas oferecendo atendimento ambulatorial e de urgência. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

O novo padrão no serviço de Atenção Básica de Saúde em Recife, incluindo atendimento 24 horas de urgência, completa um ano de funcionamento nesta quarta-feira (28). Localizada na Avenida Norte, a Unidade de Saúde da Família Upinha 24h – Prof. Dr. Moacyr André Gomes registrou mais de 36 mil acolhimentos, beneficiando cerca de 10 mil moradores cadastrados na unidade.

A unidade atende usuários das comunidades da área de abrangência, formada pelas comunidades do Morro da Conceição, Vasco da Gama e Alto do José Bonifácio. A estratégia de atendimento do Programa Saúde da Família, assim como nas demais USFs, é baseada em um estudo de zoneamento territorial, no qual as áreas foram mapeadas. Os usuários são cadastrados pelos Agentes comunitários de Saúde ou na própria unidade.

A Upinha 24h oferece atendimento ambulatorial e de urgência (24 horas), e dispõe de seis consultórios, três consultórios odontológicos, salas de vacinação, nebulização, curativo e de observação. Além disso, há espaço para coleta de exames e aplicação de medicamentos. Na Unidade atuam 3 equipes do Programa Saúde da Família. Todos os profissionais passaram por capacitação para atuar nesse novo padrão de Atenção Básica.

Para o secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, a oferta do serviço para atendimento 24 horas justifica-se pela necessidade de ampliar o acesso da população recifense aos serviços de saúde no âmbito da Atenção Básica. “A Upinha 24h é um passo muito importante que foi dado na cidade, prezando pela qualidade e resolutividade das ações e, consequentemente, descentralizando os serviços de saúde que sobrecarregam outras unidades”, destacou o secretário.

Balanço - A Prefeitura do Recife já entregou durante a atual gestão 6 Upinhas – três Upinhas 24h e três Upinhas Dia. A mais recente, a Upinha Dia Novo Jiquiá, foi inaugurada no fim do ano passado. Até o final de 2016, serão 20 Upinhas 24h em todos os distritos sanitários da cidade.