Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 28.02.19 - 22h49

Grande encontro de Nações celebra chegada do Carnaval

img_alt

Afoxés e Maracatus se uniram na noite desta quinta (28) na cerimônia Ubuntu e no espetáculo Tumaraca, que abriram alas para o Carnaval do Recife 2019. O prefeito Geraldo Julio prestigiou a cerimônia e o bloco feminista "Nem com Uma Flor" que desfilou na Praça do Arsenal (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na noite desta quinta-feira (28), o Recife recebeu as bençãos para um Carnaval de paz e muita alegria. Lotado de foliões já ansiosos com a chegada do festejo de Momo, o Recife Antigo foi palco da  cerimônia Ubuntu – Uma Consagração ao Povo Negro, que traz pedidos de proteção e desejos de purificação através da lavagem simbólica do Marco Zero com águas sagradas, realizada pelos 24 Afoxés que integram a programação do festejo. O prefeito Geraldo Julio prestigiou a cerimônia, que foi seguida do espetáculo Tumaraca – Encontro de Nações, que encerra oficialmente as atividades pré-Carnavalescas da capital pernambucana. Mais cedo, o gestor municipal também acompanhou o desfile do bloco feminista “Nem com Uma Flor”.

 “Vamos ter esta grande abertura com o Tumaraca, está tudo preparado para esta grande festa. Está tudo preparado para o carnaval, 45 polos, 2.700 apresentações vão acontecer espalhadas por toda a cidade, toda a estrutura de saúde preparada, estrutura de controle urbano, tudo preparado para o folião poder ter uma boa festa. Teremos a arena gastronômica aqui no centro também, a central do Carnaval com vários serviços e produtos. E a recomendação especial para esse ano é que todo mundo se hidrate bastante, mesmo que seja à noite, para aguentar toda a folia”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O grande espetáculo teve seu início no fim da tarde, quando às 16h, o cortejo dos 24 grupos de afoxés partiram da altura da Mariz e Barros rumo ao Marco Zero e abriram os caminhos para os foliões, evocando bênçãos para a festa do Carnaval. Com a chegada no Marco Zero, houve lavagem do ponto 0km da cidade sob os batuques dos afoxés que sobiram a rampa do palco com a missão de entoar os cânticos para os Orixás com a mensagem de Paz e Amor para o Carnaval 2019 de nossa Cidade Recife. Em seguida, Marco Zero serviu de palco para o Tumaraca – Encontro de Nações, reunindo 12 agremiações de Maracatu de Baque Virado e 700 batuqueiros no coração dos festejos de Momo.

“Nunca pensei em ver algo tão bonito e emocionante. Estou muito impressionada com toda essa cultura, toda essa vibração. É realmente uma grande benção para o início do carnaval. Com toda certeza virá uma festa linda”, comentou a bancária Adriana Paes, da cidade de São Paulo, que está no Carnaval do Recife pela primeira vez e assistiu o espetáculo que também contou com a participações do Coral Voz Nagô, do Cordel do Fogo Encantado, da Orquestra Criança Cidadã e do grupo Daruê Malungo.

COMBATE AO FEMINICÍDIO - Mais cedo, na Praça do Arsenal, foi a vez do bloco Nem Com Uma Flor, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, que desfila pelas ruas do Bairro do Recife pelo fim da violência contra a mulher. O prefeito Geraldo Julio participou da agremiação que  este ano também comemora o primeiro carnaval em que a Lei 13.718, que tipifica o crime de assédio, está em vigor.

“Este é o primeiro carnaval depois dessa aprovação e estamos aqui mais uma vez, com o Nem Com uma Flor, que é sempre um grande sucesso, vem gente de todos os lugares da cidade, levando essa mensagem de combate a violência, as mulheres têm que ser respeitadas. Nossas campanhas est~´ao sendo conhecidas no Brasil inteiro e vamos assim transformando este que e o maior e melhor carnaval do mundo neste carnaval de rua que respeita as mulheres.”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

A secretária da Mulher, Cida Pedrosa, comentou a importância da mobilização em bloco e da agremiação. “Temos uma Lei nova que transformou em crime a importunação sexual. Agora temos a clareza que, com o trabalho de educação que a Prefeitura do Recife vem fazendo, poderemos fazer com que as mulheres se sintam mais seguras. Vamos todas botar o bloco na rua", enfatizou a secretária. sobre a agremiação que este ano tem como  homenageadas a educadora Luci Machado e a carnavalesca Agricélia Agripino. As camisas do Nem com uma Flor fazem parte da campanha "Nem mais, nem menos, Iguais", pensadas para promover a igualdade de gênero entre homens e mulheres e foram trocadas por kits de higiene que serão doados para as detentas da Colônia Penal Feminina do Recife