Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 28.02.19 - 11h36

Prefeito vistoria estrutura de Saúde montada para o Carnaval 2019

img_alt

Mais de 3 mil profissionais de saúde estarão de prontidão para assegurar os atendimentos e desenvolver ações de combate ao mosquito da dengue (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para garantir que o folião brinque o Carnaval com tranquilidade, a Prefeitura do Recife montou uma estrutura de atendimento de Saúde para o Carnaval que envolve o trabalho de 3 mil profissionais. O prefeito Geraldo Julio percorreu, nesta quinta-feira (29), o Posto do SAMU 192 instalado na Praça Sérgio Loreto, um dos cinco montados na cidade para atender os foliões.

"Montamos uma grande estrutura de saúde. Temos cinco unidades preparadas para o atendimento ao Galo e todo ano a gente atende entre 400 e 500 pessoas com toda estrutura, todos os medicamentos, toda parte de atendimento, além de 2 ambulâncias que ficam à disposição em cada um dos postos para fazer a transferência se for necessário", afirmou o prefeito, alertando ainda para os cuidados com a hidratação neste período carnavalesco.

Geraldo reforçou ainda as unidades montadas na cidade para atender aos foliões que precisarem de serviços de saúde. "Além do Galo, temos estrutura de saúde nos polos, no Recife Antigo, que tem uma unidade toda montada, com ambulâncias abastecidas para fazer, no mínimo, 150 atendimentos sem precisar ser reabastecida. Então tem toda uma infraestrutura montada para garantir a saúde do folião", acrescentou o prefeito.

Além da estrutura montada para o grande evento, a Secretário de Saúde do Recife também montou um forte trabalho de prevenção, focado no combate aos mosquitos transmissores de doenças.  O trabalho será feita pelos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife, que farão a pulverização dos ambientes nos camarotes e imóveis próximos, utilizando uma bomba que contém um inseticida recomendado pelo Ministério da Saúde para o controle de populações do mosquito Aedes aegypti adulto. 

O secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, destacou ainda o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e as ações das equipes das áreas de Redução de Danos, Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária. 

"O trabalho começa várias semanas antes do Carnaval, como é o caso do trabalho de conscientização e capacitação dos vendedores ambulantes que manipulam alimentos. A equipe da Vigilância Sanitária faz uma prevenção e ensina as boas práticas para evitar contaminação de alimentos para dar mais garantias para o folião. Os agentes de Saúde Ambiental também intensificam as ações de combate aos mosquitos transmissores de doenças, além da equipe de arte-educadores, responsáveis por apresentações de esquetes teatrais sobre a política de redução de danos no consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas", detalhou o titular da pasta.

Durante todo o Carnaval, o Samu também disponibilizará cinco ambulâncias de suporte básico para os cinco Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados. Nos dias de folia, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

Além do percurso do Galo, as ações de vigilância e controle também receberam reforço em áreas onde foram instalados os polos carnavalescos, assim como nos mercados públicos e pontos turísticos, que recebem um fluxo ainda maior de pessoas nesse período de festa. O objetivo é minimizar e eliminar a presença de animais vetores de doenças, bem como os riscos de adoecimento da população.

POSTOS – Na Praça do Arsenal está montado o Espaço "Cuide-se", que iniciou as atividades nessa quarta (27) até a terça-feira (5). O serviço funciona entre 15h e 0h. O outro Espaço Cuide-se está localizado no Polo do Ibura e funcionará entre o domingo (3) e a quarta- feira (6). Nesses pontos, será feita distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes e substituição de garrafas de vidros por plásticas.

No espaço da Vigilância Sanitária na Praça do Arsenal, as pessoas podem fazer denúncias e buscar orientações sobre o consumo seguro de alimentos. A equipe da Visa também realizará inspeções sanitárias nos comércios de alimentos formais, informais padronizados e ambulantes. No dia do Galo da Madrugada, serão feitas inspeções nos camarotes, trios elétricos, postos de saúde e ambulâncias.

No Posto de Teste Rápido, na Praça do Arsenal, ao lado da Torre Malakoff, são feitas as testagens para HIV, sífilis e hepatites com resultado em 30 minutos. Os testes também são feitos no Espaço Cuide-se do Ibura.

SAMU - O Posto Médico Avançado do Samu, montado na Avenida Alfredo Lisboa, próximo ao Museu Cais do Sertão, abrirá nesta sexta-feira (1º) e continuará em funcionamento até a madrugada da terça para a quarta-feira (6). O horário de atendimento é sempre das 19h até uma hora após o término dos shows no palco do Marco Zero. A equipe que atuará neste posto será composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, além do apoio de duas viaturas, sendo uma de suporte avançado (UTI móvel) e uma de suporte básico.

Durante o desfile do Galo da Madrugada, o Samu terá cinco postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco, a partir das 8h até o término do desfile. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e Rua 1º de Março (Policlínica Centro). Cada posto terá uma ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. Também ficará de prontidão uma ambulância de suporte avançado.

PRESERVATIVOS - Durante os dias de folia, a Secretaria de Saúde do Recife distribuirá 800 mil preservativos masculinos, 15 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante. A população poderá realizar testagens para HIV e sífilis nos polos Arsenal e Ibura, das 18h à 0h. A estimativa é testar 100 foliões por noite em cada polo.

REDUÇÃO DE DANOS - A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas durante o Carnaval, com intervenções educativas e distribuição de insumos para os foliões. Serão realizadas abordagens por mais de 70 agentes redutores de danos, e mais de 20 arte-educadores apresentarão esquetes teatrais sobre a política de redução de danos no consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas.