Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 28.02.19 - 15h47

Prefeitura divulga o que abre e fecha no Carnaval 2019

O Carnaval do Recife está pronto para encher as ruas da cidade de alegria e proporcionar por mais um ano uma festa genuinamente pernambucana para os foliões. Shows, apresentações, blocos líricos e maracatus compõem a programação dos festejos de Momo espalhada em toda a cidade. Em função do período, alguns serviços e atendimentos prestados pela Prefeitura do Recife estarão suspensos ou com horário diferenciado de atendimento. As atividades vão ser retomadas normalmente na quinta-feira (7).

Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife neste Carnaval:

EDIFÍCIO-SEDE -  Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante o Carnaval, retomando à normalidade na próxima quinta-feira (7), das 8h às 17h.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - Durante o período da Folia de Momo, o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e as unidades de atendimento que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechadas. O Centro de Atendimento ao Contribuinte  reabre após o Carnaval, na quinta-feira (7), em seu horário habitual.  As demais unidades de atendimento voltam às atividades na Quarta-Feira de Cinzas(14), a partir das 13h30.

Durante o Carnaval o contribuinte pode acessar o Portal de Finanças, cujo banner está disponível no site da Prefeitura do Recife: www.recife.pe.gov.br, e obter diversas informações referentes a tributos municipais.

COMPAZ - Os Centros Comunitários da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, funcionam nesta sexta (01/03) das 7h às 13h. De 02 a 06/03 ambos equipamentos estarão fechados.

BIBLIOTECAS POPULARES MUNICIPAIS - A Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite funciona nesta sexta (01/03) até as 13h. De 02 a 06/03 estará fechada.

Já a Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes  funciona nesta sexta (01/03) até as 13h. De 02 a 06/03 estará fechada.

TURISMO E LAZER - Quem curte passar o domingo no Segundo Jardim vai contar com uma programação especial, neste dia 3 de março. O local que já é tradicionalmente principal ponto do Lazer na Rua será transformado em polo infantil de Carnaval. Às 15h, começa a programação com o Bloco Lírico Damas e Valetes, seguido por Sol Menores, às 16h30, e Fada Magrinha, às 18h.

As 19 Academias Recife funcionam até a sexta-feira (1) e ficam fechadas entre os dias 2 e 6 de março, retomando o expediente na quinta-feira (7). Já a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada no próximo domingo, por conta das manifestações populares que tomam conta da cidade durante o Carnaval. O percurso de 36,5 km estará de volta no domingo pós-folia, dia 10 de março.

CULTURA – No Carnaval, o Recife inteiro vira festa. Os museus e galerias geridos pela administração municipal fecham, abrindo alas para um colorido desfile de tradições. Serão 45 polos espalhados pela cidade. Para conferir as atrações em cada polo e as novidades momescas, basta acessar o site carnavalrecife.com. Ou baixar o aplicativo Carnaval Recife, disponível para os sistemas Android e IOS. Aos que estiverem em busca de uma programação mais calma para o feriado, o Sítio Trindade será todo opções de lazer e prática esportiva a céu aberto durante o feriado, de sábado até a quarta-feira ingrata, das 5h às 19h.

MEIO AMBIENTE - O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, não estará funcionando durante o período carnavalesco. A partir deste sábado (02), o equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), suspenderá suas atividades devido às festividades da data. o Econúcleo retoma seu funcionamento normal na próxima quinta-feira (07), das 9h às 17h.

O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, não estará funcionando durante o período carnavalesco. A partir deste sábado (02), o equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), suspenderá suas atividades devido às festividades da data. O Jardim retoma seu funcionamento na próxima quarta-feira (06), das 9h às 15h30, para visitação. 

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna funcionam até às 13h da sexta-feira (01/03) e reabrem na quinta-feira.

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Soledade e Rio Branco funcionam até às 12h da sexta (01/03) e reabrem na quinta-feira.  A agência de Afogados estará fechada na sexta e reabre na quinta.

PROCON – Durante a folia momesca, o Procon Recife funcionará na Central do Carnaval, das 16h à meia-noite, na Rua do Observatório, Praça do Arsenal, Recife Antigo.

A sede e os postos avançados do Compaz Ariano Suassuna e do Compaz Eduardo Campos estarão fechados e voltam a funcionar na quinta-feira (07/03), das 8h às 13h.

ESPORTES – Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes funcionam até a sexta (01) e retornam na quinta-feira após o Carnaval.

MULHER –  Durante o Carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector estará funcionando na Central da Mulher, na Rua do Observatório, no Recife Antigo. As equipes multidisciplinares estarão atendendo e acolhendo mulheres em situação de violência das 18h às 2h da manhã. Na quinta-feira (7), o Centro volta a funcionar na sua sede.  O telefone do Liga, Mulher (0800 281 0107) também funcionará na Central da Mulher, das 18h às 2h da manhã. Já o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco.

TRÂNSITO – Em virtude do feriado de Carnaval, os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos de segunda-feira (4) a quarta-feira (6). Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da  quinta-feira (7), das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas do dia 4 (segunda-feira) ao 6, retomando as aulas na quinta-feira, 7 de março.

MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do Carnaval, os horários dos mercados públicos, feiras novas e centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. No sábado (2) e na segunda-feira (4), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (3), na terça-feira (5) e na quarta de Cinzas (6), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista na terça-feira, que funcionará até as 18h. Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (2) até a terça-feira (5). É importante lembrar que a abertura dos boxes é opcional e, portanto, definida pelos permissionários. O funcionamento volta ao normal na quinta-feira (7), de 8h às 18h.

SAÚDE –  Durante todo este feriadão de Carnaval, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na quinta-feira (7).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará sábado e domingo, das 8h às 12h, para os moradores do Recife que já estão em tratamento. O serviço será retomado na quinta (7).

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado  nos dias 04, 05 e 06 de março em decorrência do feriado de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas. Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (07) de março. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL -   Não funcionarão, durante o feriadão de Carnaval, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão.