Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 28.02.20 - 15h08

Prefeitura do Recife presta queixa contra internauta por divulgar Fake News sobre coronavírus

Cidadão que divulgou notícia falsa sobre casos confirmados do novo coronavírus Covid-19 nas redes sociais já foi localizado e intimado a prestar depoimento

A disseminação de notícias falsas tem o potencial de causar grandes danos sociais, especialmente em uma situação séria como é o momento de esforço das autoridades de saúde para a contenção e avaliação dos casos suspeitos do novo coronavírus Covid-19, em Pernambuco. Para evitar que a disseminação desse tipo de conteúdo gere desinformação e prejudique a população, a Prefeitura do Recife, por meio da Procuradoria Geral do Município,  prestou queixa contra um internauta que divulgou em redes sociais a informação falsa de que existem “61 casos confirmados” de coronavírus no Recife. O cidadão, residente na cidade de Jaboatão dos Guararapes, já foi localizado e irá prestar depoimento na próxima semana. 

“Bom e a prefeitura que ainda não divulgou os 61 casos confirmado do coronavírus no Recife e uma upa fechada vamos lá prefeito conta a realidade pra quem brincou o carnaval (SIC)”, disse o internauta. Questionado por outro usuário da rede social sobre como tinha obtido a informação, ele respondeu apenas que trabalhava na área de saúde. A imagem com o flagrante de Fake News segue em anexo. 

O requerimento da Procuradoria Geral do Município se baseou no artigo 41 da Lei de Contravenções Penais que tipifica como contravenção: “Provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto” 

A Prefeitura do Recife esclarece que, desde o surgimento do primeiro caso suspeito na última terça-feira (25), tem trabalhado em articulação com o Governo do Estado, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Diariamente, as informações oficiais sobre a situação dos casos são repassadas à população. No momento, foram divulgados seis casos suspeitos de Covid-19, dos quais três já foram descartados. A Prefeitura do Recife reforça a importância da população seguir as orientações das autoridades de saúde. Uma nova coletiva de imprensa com as informações atualizadas sobre o vírus acontecerá às 17h, na sede da Secretaria Estadual de Saúde. 

Desde as primeiras notícias da circulação da nova variação do vírus, a Prefeitura do Recife tem se preparado para a possibilidade da chegada na cidade. Em janeiro e fevereiro, a Secretaria de Saúde do Recife  capacitou profissionais da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do Samu 192, agentes redutores de danos, além dos núcleos de epidemiologia das unidades de saúde municipais e privadas, dando orientações sobre as características do coronavírus e dos sinais, sintomas e tratamento da Covid 19; como identificar casos suspeitos, como deve ser o fluxo de notificação, como conduzir os pacientes que venham a procurar as unidades municipais com sintomas de infecção por coronavírus, como evitar a transmissão do coronavírus e outros vírus, entre outras orientações. Os treinamentos alcançaram mais de 2.500 profissionais.

Na semana anterior ao carnaval, a Sesau também capacitou profissionais da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer do Recife (Seturel), representantes do trade turístico, do Sindicato dos Taxistas e motoristas de aplicativos sobre o novo coronavírus, para deixar os profissionais de turismo aptos a dar as primeiras orientações aos visitantes sobre o novo vírus.