NOTÍCIAS

Cultura | 28.03.14 - 16h21

Começa a formação de educadores do Robótica na Escola

[caption id="attachment_44920" align="alignleft" width="680"] Mais de 300 coordenadores pedagógicos das escolas da PCR estão conhecendo a metodologia da LEGO ZOOM adotada pelo programa, que chega aos alunos nos próximos meses. (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Em meio a peças de plástico capazes de se transformar em robôs por meio de mãos criativas, 361 coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais do Recife começaram nesta semana a formação para o Programa Robótica na Escola. O material didático e os kits da LEGO ZOOM, parceira da Prefeitura do Recife no programa, foram apresentados nesta quinta (27) e sexta (28) aos educadores, que se preparam para desenvolver atividades de robótica com mais de 80 mil estudantes. Em abril e maio, será a vez de 3.000 professores da Secretaria de Educação passarem pela formação antes de começar a dar aulas com a metodologia inovadora.

O encontro aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e entusiasmou coordenadores de escolas de educação infantil e ensino fundamental. "Estou conhecendo a metodologia agora e adorei. As crianças vão aprender brincando, só que de uma forma completamente diferente da que temos hoje. Até porque acreditamos que dentro da brincadeira existem muitas possibilidades de aprendizagem. Nossos professores estão ansiosos para começar o programa de robótica", contou a coordenadora da Escola Municipal Ebenézer Gueiros, na Iputinga, Suely Santos, que aprendeu a criar atividades para alunos de 3 a 5 anos.

Segundo o professor Jadson Cavalcanti de Amorim, auxiliar pedagógico da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação da PCR, a formação desta semana é um dos passos iniciais do Programa Robótica na Escola, mas também um dos mais importantes. "Até maio, será a vez dos professores. Mas antes era preciso que os coordenadores pedagógicos viessem e começassem a discussão sobre que ações vão ser desenvolvidas na escola onde atuam. Assim, o programa será imediatamente colocado em prática quando os professores terminarem a formação", explicou. Na próxima semana, os kits de robótica começam a chegar às unidades de ensino.

Combinando oficinas práticas e apresentação do material didático, os formadores da LEGO ZOOM repassaram aos coordenadores orientações que abarcam desde as dinâmicas que podem ser feitas em sala de aula até as necessidades de organização da escola para desenvolver bem o programa. Márcio Domingos, diretor de negócios da Criare, empresa que representa a LEGO ZOOM em Pernambuco, acrescenta que o espírito da formação é o "aprender fazendo". "Aqui, os coordenadores e professores estão fazendo o mesmo que terão que realizar com seus alunos. Vai além da teoria e é um momento enriquecedor", detalhou.

INOVAÇÃO - O Programa Robótica na Escola foi lançado em fevereiro deste ano. Mais de 80 mil estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental aprenderão a utilizar essa tecnologia, com atividades que perpassam cada disciplina e são adequadas a cada série. São mais de R$ 30 milhões investidos no Robótica na Escola, que conta com três linhas de atuação: a dos blocos de encaixar, a das ferramentas de mecânica, eletrônica e programação e a de robôs humanoides.

O programa chegará a todas as 302 escolas e creches da rede, que usarão as novas tecnologias nas atividades em sala de aula. O Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) da PCR recebeu a capacitação com a empresa parceira e será responsável pelos eventos de formação ao longo do ano. Nas Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI), a diferença é que a robótica será praticada com mais tempo para aprofundamento e projetos.