NOTÍCIAS

Cultura | 28.03.14 - 10h29

Mais de 500 alunos comemoram formatura no ProJovem do Recife

[caption id="attachment_44890" align="alignleft" width="680"] Prefeito comandou cerimônia de conclusão do ensino fundamental e profissionalizante promovidos pela PCR, por meio da Secretaria de Educação, na noite desta quinta (27). (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

“Este dia de hoje veio com muita luta; é uma conquista da determinação de vocês. Que seja apenas o primeiro passo.” Com essas palavras, o prefeito Geraldo Julio saudou os 566 formandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens no Recife, o ProJovem Urbano do Recife, na noite desta quinta-feira (27). A cerimônia de formatura da turma 2012/2013 da iniciativa, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, provou que os alunos, que decidiram concluir o ensino fundamental já na idade adulta, têm sede de atingir objetivos ainda maiores em sua formação.

Voltado para jovens alfabetizados que têm entre 18 e 29 anos, mas ainda não terminaram o 9º ano do ensino fundamental, o ProJovem Urbano do Recife oferece também a profissionalização que muitos desejam para progredir no mercado do trabalho. Participar desse passo importante na vida dos estudantes, com a formatura no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, motivou Geraldo Julio a incentivá-los a alçar voos mais altos.

“É muito bom quando estamos diante de um grande desafio e encontramos gente animada, que quer vencer as dificuldades. Que vocês possam fazer o ensino médio e, quem sabe, possamos nos encontrar daqui a algum tempo com vocês no ProUni Municipal, tendo seus estudos universitários bancados pela Prefeitura do Recife. Que possam estudar pedagogia, medicina, engenharia, administração, direito, mas, acima de tudo, que conquistem uma vida muito melhor para vocês e suas famílias”, estimulou Geraldo Julio.



Em um depoimento emocionado, a formanda Jennifer Felipe de Brito, da Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz, destacou que todos estavam ali por terem superado diversos obstáculos e agradeceu aos educadores da PCR por apostarem nos estudantes. “Posso afirmar que o diferencial do ProJovem é o caráter humano, o que nos incentivou a continuar nossa caminhada. Os educadores se preocuparam com nosso aprendizado, com respeito, nos ouvindo. Daqui para a frente espero que cada um de nós possa enfrentar os desafios que virão”, discursou.

Persistência e luta também foram o mote das palavras do secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa. “Não parem neste momento. Sei que alguns tiveram dificuldades, mas este é o caminho do desenvolvimento social e do crescimento. Não há crescimento sem cidadania, e é isso que o ProJovem está fazendo”, sublinhou o secretário. Ele e o prefeito receberam um livro que conta as histórias de vida de estudantes da Escola Municipal Nadir Colaço, uma das 12 que promovem o ProJovem, além de uma camiseta do programa.

Na solenidade, foram laureadas as estudantes Jussara Monteiro dos Santos, da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, e Ana Rebeca Floriano da Silva, da Escola Professor Simões Barbosa, que obtiveram a primeira e a segunda melhor pontuação nos 18 meses de projeto, respectivamente. Já a aluna Maria Betânia dos Santos, da Escola Nadir Colaço, foi a responsável pelo juramento, enquanto a professora Ana Paula Ferreira representou os educadores. A coordenadora executiva do programa, Liège Ferraz, parabenizou a todos. “Agora, os sonhos estão mais vivos do que nunca.”

PROJETOS – Vários estudantes já estão dando continuidade aos estudos, com o ingresso no ensino médio em fevereiro deste ano, apenas dois meses após o término das aulas. Josiane Priscila de Oliveira Paz, 23 anos, qualificou-se como recepcionista na área de saúde e já começou a estudar o ensino médio na Escola Estadual Doutor Fábio Corrêa, em Beberibe. “Na minha turma da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, já está todo mundo correndo atrás de uma vida melhor. Estou fazendo isso por mim e pelos meus três filhos”, contou.

Gleison Barbosa, 25, quer atuar na área de saúde, por isso já está cursando o ensino médio à noite. “Eu realmente precisava disso. Quando eu dizia que só tinha até a 4ª série, ficava até com vergonha”, lembra. O jovem já tem novos planos, parecidos com os do colega João Paulo da Silva Abreu, 23, que não vê a hora de entrar no ensino superior. “Pretendo fazer faculdade de direito.”

Atualmente, a edição 2013/2014 do ProJovem Urbano do Recife conta com 1.459 alunos matriculados nas 12 escolas participantes. Todos os que têm frequência de mais de 75% às aulas e realizam mais de 75% das atividades propostas recebem bolsa-auxílio de R$ 100. Além de cursar as disciplinas do ensino fundamental (até o 9º ano, antiga 8ª série) e de receber qualificação profissional, os estudantes têm aulas de participação cidadã, que culminam com eventos públicos nos quais apresentam projetos para melhorar a vida na comunidade.

Na área de telemática, os cursos são de informática, operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistente de vendas de informática e de celular. Quem opta pela área da saúde pode ser capacitado para exercer as funções de recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório, auxiliar administrativo em hospitais e clínicas ou atendente de farmácia. Já os que se qualificam em turismo e hospitalidade estão habilitados para trabalhar como recepcionista de hotel, cumim, monitor de turismo local ou organizador de eventos.