NOTÍCIAS

Cultura | 28.03.14 - 10h57

Parque Capibaribe: PCR apresenta levantamentos de espécies e intervenções urbanísticas

[caption id="attachment_44895" align="alignleft" width="680"] As pesquisas mostraram que o rio ainda abriga uma grande diversidade de árvores e até animais ameaçados de extinção. (Foto: Lu Streithorst/ PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife apresentou, nesta quinta-feira (27), os resultados do levantamento de fauna e flora do projeto do Parque Capibaribe – Caminho das Capivaras. Também foram reveladas as primeiras intervenções urbanísticas que ocorrerão na área próxima à Ponte D’uchoa e na estação de embarque e desembarque de barcos no Derby. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, a iniciativa prevê a criação de um novo corredor para pedestres e ciclistas às margens do Rio Capibaribe, da Várzea até a Boa Vista.

As pesquisas mostraram que o Rio Capibaribe ainda abriga uma grande diversidade de árvores e animais. Nos trabalhos de campo realizados pela UFPE, foram listadas 76 espécies de plantas ao longo de 30km do curso d’água, sendo 26 exóticas e 43 nativas. Bichos raros e ameaçados de extinção também foram encontrados durante as expedições. Entre eles, destacam-se as lontras, capivaras e garças azuis.

Quanto às intervenções urbanísticas, a primeira que está prestes a sair do papel é a da Ponte d’Uchoa, no bairro das Graças. Ali, a Prefeitura quer interligar o equipamento histórico à margem do rio, elevando o piso da via local da Avenida Rui Barbosa e das ruas Madre Loyola e Uchoa Cavalcante. Além disso, no trecho próximo à beira do Capibaribe, será realizado o recuo dos muros de três imóveis para criar uma área pública de lazer e contemplação.

“Quando ocorreu o acidente que danificou a estação, resolvemos aproveitar para integrar a obra de recuperação do equipamento com o projeto do Parque Capibaribe. Isso também tornará mais acessível à população o frondoso Baobá existente no local”, disse o secretário-executivo de Unidades Protegidas do Recife, Romero Pereira, ressaltando que apesar da elevação do piso ainda haverá o tráfego compartilhado entre pedestres e veículos no local.

A outra intervenção apresentada foi o redesenho da estação de barcos a ser construída no Derby. “Sugerimos modificações na área externa desse projeto do Governo do Estado para melhor adequá-la ao traçado do futuro parque. Queremos permitir a articulação do novo corredor de ciclista e pedestre com o sistema de transporte fluvial”, explicou.

Saneamento – A exposição dos aspectos gerais do Parque Capibaribe fez parte das comemorações à Semana da Água. Na ocasião, a Secretaria de Saneamento do Recife também apresentou o Plano Municipal de Saneamento do Recife; e o Projeto de Saneamento Integrado do Cordeiro (PAC 1 Cordeiro). As duas iniciativas preveem intervenções importantes para a bacia do Rio Capibaribe, pois contribuirão para o tratamento e a correta destinação do esgoto da Cidade.