NOTÍCIAS

Esportes | 28.03.14 - 11h52

PCR comemora um ano de Ciclofaixa e de Recife Antigo de Coração neste domingo (30)

Projetos garantiram mudanças no estilo de vida do recifense, fazendo com que as pessoas vivenciem a cidade

Um ano passou e é possível notar a diferença na rotina das pessoas que vivem no Recife. Seja para aquelas que estão apenas de passagem, como também para os moradores do município. O recifense passou a ocupar os espaços públicos, a viver sua cidade. Há um ano, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, criou dois projetos que já fazem parte da vida dos cidadãos. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Recife Antigo de Coração estão comemorando, neste domingo (30), seu primeiro aniversário, e quem vai curtir a festa é a população.

“Os dois projetos proporcionaram uma grande mudança na vida do recifense, que passou a fazer uso do espaço público para momentos de lazer, esporte e cultura. Então, esse primeiro aniversário não poderia ser comemorado de outro jeito: preparamos uma extensa agenda para todas as idades”, declarou o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras. Assim como em todo domingo e feriado, a Ciclofaixa vai estar em pleno funcionamento, levando os participantes a curtir um percurso privilegiado da cidade, das 7h às 16h.

As três rotas que convergem no Marco Zero irão levar os ciclistas para a festa que estará montada no bairro mais antigo da cidade. Das 7h às 14h, o espaço contará com diversas mesinhas e estruturas que vão proporcionar a realização de um piquenique, garantindo ainda mais energia para quem estiver se exercitando.

Quem for aproveitar a Ciclofaixa neste domingo também vai notar uma novidade no percurso. Isso porque 23,2 quilômetros do trajeto, que antes era sinalizado apenas com cones, contará também com uma demarcação no asfalto. Essa sinalização horizontal complementará os equipamentos de segurança que já são utilizados no projeto e proporcionará ainda mais segurança aos usuários.

A Ciclofaixa teve início no dia 24 de março de 2013 e hoje já conta com mais de 17 mil usuários a cada edição. O percurso passa por 28 bairros da cidade, dividido por três rotas: Norte, Sul e Oeste, que convergem no Recife Antigo. Do início do projeto até hoje, foram realizadas mais de 50 edições em dias de domingo e oito em feriados.

Outro projeto que faz o recifense vivenciar ainda mais a cidade é o Recife Antigo de Coração. Sempre no último domingo de cada mês, diversos artistas compõem a programação, que proporciona atividades de lazer, esporte e cultura para pessoas de todas as idades. Neste domingo, na 13ª edição do evento, as atividades começam cedo, a partir das 8h, com direito a corte de bolo, às 10h30.

A Avenida Rio Branco, que recentemente foi transformada em uma alameda para pedestres, também será palco de uma ação comemorativa especial. Das 9h às 18h, mais de 20 artistas plásticos renomados irão realizar intervenções artísticas na via. Entre eles: Maurício Arraes, Humberto Magno, Dantas Suassuana, Romero Andrade Lima, Mané Tatu, Marcelo Pelegrino, Antônio Mendes, Pedro Dias, Sandro Maciel e outros. O trabalho também será articulado com os professores da Escolinha de Arte do Recife. A ação irá se somar à pintura de asfalto que vem sendo executada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O Recife Antigo de Coração conta com quatro polos de atrativos para agradar todos os gostos. O Polo Esportivo vai contar com o já tradicional Badminton e também Handball, ambos na rua Dona Maria César; na avenida Marquês de Olinda será o espaço para a prática de Vôlei, Basquete de Rua, Tênis e Patinação Artística. A avenida Rio Branco terá um espaço específico para a prática de Rugby e Futebol Americano. Toda a programação esportiva acontecerá no período das 8h às 18h, assim como o aluguel de bicicletas e patins, que acontece na Rua do Bom Jesus.

Quem for ao Recife Antigo, no período das 16h às 17h, poderá ainda conhecer o trabalho do artista Roberto Mendes Leão, conhecido como Ronaldinho Pernambucano, que vai mostrar toda sua habilidade com a bola de futebol. Haverá também oficina de artes marciais, na avenida Marquês de Olinda. Serão praticados esportes como Karatê e Judô, com direito a um minitorneio, tudo isso das 14h às 18h.

A programação do Polo Cultural, Artístico e de Lazer conta com um aulão gratuito, promovido pela Academia Hi, das 8h às 9h, no Marco Zero. Lá também haverá apresentações culturais do Maracatu Batuque APABB, Grupo de Teatro Integrarte e Macaarte, tudo das 9h30 às 10h30. A Rua da Guia será espaço para sediar uma exposição de carros antigos, das 12h às 18h.

Quem preferir relaxar pode optar pela cadeira de massagem, equipamento disputado que fica à disposição, das 8h às 18h, na avenida Rio Branco. Na mesma avenida também acontecerá uma oficina de renda e bilro, das 9h30 às 11h30, e de bonsai, das 14h às 16h.

No palco montado próximo ao Marco Zero, também vão se apresentar a artista Patrícia Cruz, das 11h às 12h; Capital do Frevo, das 14h às 15h; e a Banda The Rossi, com participação de Faringes da Paixão, das 15h30 às 16h30, homenageando o Rei do Brega, Reginaldo Rossi. O encerramento desse palco será com a cantora Nena Queiroga, que inicia sua apresentação às 17h.

Na Rua Domingues José Martins, paralela à Rua do Bom Jesus, será realizada a primeira edição do Moda na Rua, das 16h às 22h. O evento terá a participação da Rural de Roger, e contará com desfiles, expositores de grifes e oficinas de moda com a comunidade do Pilar e Brasília Teimosa.

Ali pertinho, na Praça do Arsenal, acontece o Dançando na Rua, em que casais de todas as idades dividem o palco com dançarinos profissionais e fazem performances de Bolero, Swing, Tango, Samba, Merengue e Baile, com a participação especial das orquestras Los Cubanos e Travassos.

No Polo Musical, a programação acontece das 15h às 18h. Neste domingo, o palco que fica na Rua da Moeda terá a apresentação da cantora Karynna Spinelli. O show contará com algumas surpresas, entre elas a participação especial de artistas como Belo Xis, Wellington do Pandeiro, Samba 10 e Cybele do Cavaco, Chororô e Kelly.

As crianças também contam com uma programação especial. O espaço montado na Avenida Alfredo Lisboa contará com diversas oficinas como de malabares, acrobacias, aéreo e equilíbrio, todas das 8h ás 18h. Já às 16h, acontecerá o espetáculo de circo “Variété”. O Polo Infantil conta ainda com a exposição de figurinhas antigas, das 8h às 18h.

Em um ano de execução, o Recife Antigo de Coração já contou com a apresentação de mais de 150 artistas, reunindo uma média de 20 mil pessoas em cada edição realizada. O projeto tem como principal objetivo fazer com que o Recife Antigo se transforme em um grande parque urbano, aberto para toda a população. Além da programação, cada edição ainda proporciona um rendimento superior a R$ 1 mil para comerciantes que trabalham com pontos de alimentação.

Estacionamento e acesso de veículos – A Prefeitura disponibiliza o seu estacionamento, das 6h às 23h, para garantir mais comodidade para a população. Vans realizam o translado das pessoas até o polo de atividades de forma gratuita.

Para a eficácia do evento é necessário que algumas vias tenham o acesso de veículos bloqueados. São elas: Avenida Marquês de Olinda; Avenida Alfredo Lisboa; Avenida Barbosa Lima; Rua da Guia; Rua da Moeda; Rua do Bom Jesus; Rua Álvares Cabral; Rua Domingos José Martins; Rua Dona Maria César e Rua Barão Rodrigues Mendes.

O acesso ao bairro continuará acontecendo pelas pontes Buarque de Macedo e do Limoeiro e avenidas Cais do Apolo e Cais da Alfândega. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, permitindo estacionamento para pessoas com necessidades especiais.

Confira a programação:
Polo Infantil
· Oficinas de Malabares: Avenida Alfredo Lisboa – 8h às 18h;
· Oficinas de Acrobacias: Avenida Alfredo Lisboa – 8h às 18h;
· Oficinas de Aéreo - Avenida Alfredo Lisboa – 8h às 18h;
· Oficinas de Equilíbrio: Avenida Alfredo Lisboa – 8h às 18h;
· Espetáculo de Circo ”Variété" – Avenida Alfredo Lisboa – 16h às 17h;
· Exposição de Álbum Figurinha: Marco Zero – 08h às 18h

Polo Esportivo
· Badminton: Rua Dona Maria César – 8h às 18h;
· Handball: Rua Dona Maria César –8h às 18h;
· Basquete de Rua: Avenida Marquês de Olinda – das 8h às 18h;
· Vôlei: Avenida Marquês de Olinda – das 8h às 18h;
· Tênis: Avenida Marquês de Olinda – das 8h às 18h;
· Performance de Ronaldinho Pernambucano: Marco Zero – 16h às 17h;
· Futebol Americano: Avenida Rio Branco – 8h às 18h;
· Rugby: Avenida Rio Branco – 8h às 18h;
· Arena Radical (Rampas de skate): Avenida Alfredo Lisboa – 8h às 18h
· Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus das 8h às 18h;
· Oficinas de Artes Marciais: Avenida Marquês de Olinda 14h às 18h;
· Patinação Artística: Avenida Marquês de Olinda – 14h às 18h;

Polo Cultural
· Piquenique: Marco Zero –7h às 14h;
· Cadeira de Massagem: Avenida Rio Branco – 8h às 18h;
· Oficinas de Renda de Bilro: Avenida Rio Branco – 9h30 às 11h30;
· Exposição de Carros Antigos: Avenida Rio Branco – 12h às 18h
· Oficinas de Bonsai: Avenida Rio Branco – 14h às 16h;
· Aulão da Academia HI: Marco Zero – 8h às 9h;
· Maracatu Batuque APABB, Grupo de Teatro do Integrarte e Maracaarte: Marco Zero – 9h30 às 10h30;
· Patrícia Cruz: Marco Zero – 11h às 12h;
· Capital do Frevo: Marco Zero 14h às 15h;
· Banda The Rossi com participação de Faringes da Paixão: Marco Zero 15h30 às 16h30;
· Nena Queiroga e convidados: Marco Zero – 17h às 18h;
· Moda na Rua com participação da Rural de Roger: Rua Domingues José Martins – às 16h
· Dançando na Rua: Praça do Arsenal - 16h às 22h

Polo Musical
· Clube do Samba com Karynna Spinelli: Rua da Moeda – das 15h às 18h;