Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 28.03.17 - 12h45

Primeiro dia de funcionamento do Compaz Cordeiro mobiliza população do entorno

img_alt

Centenas de pessoas procuraram a fábrica de cidadania da Prefeitura do Recife para se cadastrar nos serviços oferecidos (Fotos: Cortesia)

 

O primeiro dia de funcionamento do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, juntou mais de 500 pessoas no local para se inscreverem nas diversas atividades oferecidas pelo espaço. De hoje até o dia 28 de abril o equipamento vai estar cadastrando os interessados em participarem das atividades. Algumas já devem se iniciar no dia 17 de abril, com o funcionamento completo do equipamento previsto para maio. “A biblioteca, por exemplo, já está em funcionamento, fazendo contação de história desde ontem, dia da inauguração", explicou o secretário executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado. Neste primeiro dia, mais de 200 pessoas passaram de manhã pela Biblioteca Jornalista Carlos Percol.

Por dia, 300 cadastros vão ser feitos, sendo 150 por turno. Fichas foram distribuídas para que um membro da família faça o cadastro de todos que moram na mesma casa. Como André Alves de Oliveira, 36 anos, que vai fazer o cadastro dele, da esposa e das filhas. "Quero fazer natação. Minhas meninas vou colocar no balé e minha esposa em algum curso profissionalizante ", explicou o supervisor de manutenção, morador de Roda de Fogo. Para se cadastrar é preciso levar RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência.

A dona de casa Michele Alves dos Santos, 29 anos, também moradora de Roda de Fogo, quer cadastrar os cinco filhos em algum dos esportes disponíveis no Compaz. "Também quero fazer algum curso, o que tiver oportunidade", disse. Já Ladjane Maria da Silva, 55 anos, quer fazer também alguma atividade física e trazer os três netos para se exercitarem, além do filho e da nora. "Os meninos querem fazer futebol e natação", disse a aposentada, que estava encantada com o Compaz. "Passava por aqui e ficava olhando a obra. Graças a Deus que ficou pronto pra gente poder usar", falou a moradora da comunidade da Coreia.

Moradora há mais de 20 anos do Prado, Jackeline Lima foi outra recifense que vibrou com a abertura do Compaz Escritor Ariano Suassuna.  "Estou muito feliz  em ver a gestão oferecendo um espaço tão diferenciado, que promove a educação e cidadania para as pessoas mais simples", comemorou a estudante de Odontologia. "Se tiver oportunidade, quero fazer um trabalho social de escovação de dente para crianças aqui no Compaz", sinalizou a futura dentista.

 

SERVIÇOS E ATIVIDADES: COMPAZ ESCRITOR ARIANO SUASSUNA

Atividades Esportivas (PELC)
1) Futsal
2) Futebol
3) Handebol
4) Basquete
5) Vôlei
6) Natação
7) Hidroginástica
8) Beisebol (oferecido pelo Consulado Americano)
9) Ginástica
10) Skate
11) Tênis
12) Beisebol
13) Capoeira feminina

 

Práticas Integrativas (Secretaria deSaúde)
1) Meditação
2) Ioga
3) Biodança
4) Tai Chi Chuan

 

Fundação de Cultura 
1) Dança Clássica (balé) 
2) Dança de Salão

 

Serviços
1) Junta Militar
2) Serviço de Atendimento à mulher
3) Procon
4) Mediação de Conflitos
5) CRAS
6) Programa Acolhe Vida (políticas sobre drogas)
7) Sala do Empreendedor
8) Emprego e renda nos bairros
9) Prouni Recife
10) Meio Ambiente (oficinas e palestras)
11) Exame de avaliação física para usuários do equipamento
12) Atendimento psicológico
13) Ateliê

 

Atividades educacionais
1) Biblioteca Jornalista Carlos Percol 
2) UTEC
3) IBEP (cursos de idiomas on-line)