Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.03.17 - 16h34

Projeto Caravana da Prevenção leva “Papo Reto” sobre drogas com alunos do Ibura

A ação tem como objetivo levar informações sobre drogas para a juventude através de atividades lúdicas como música e teatro

 

Nessa segunda-feira (27), a Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas (Sepod) estreou a Caravana da Prevenção para alunos do ensino médio da Escola Professor Jordão Emereciano, no UR-2, bairro do Ibura.

Nos dois turnos, cerca de 120 adolescentes participaram da programação, que fez parte da Semana da Juventude do Recife. Os estudantes assistiram e participaram de uma peça teatral que tem como tema “autonomia” e também debateram sobre o tema de drogas em uma roda de conversa em que falaram abertamente sobre o assunto e ouviram, na íntegra, a experiência de um usuário de drogas.

“Precisamos falar sobre o assunto de forma franca. As drogas trazem prazer sim, mas o uso iniciado na fase jovem pode trazer complicações severas e até irreversíveis para o desenvolvimento pessoal”, disse Mauro Barros, estudante de psicologia e ex-usuário de crack e outras drogas, que mediou o debate entre os alunos.

“O Papo Reto é uma estratégia utilizada para chegar aos adolescentes e jovens, levando informações sobre drogas, mobilizando-os para formar multiplicadores sobre o assunto e, dessa forma, contribuir para a redução da vulnerabilidade e risco desses jovens”, destacou a gerente geral de operações da Sepod, Mileane Aguiar, que firmou o compromisso espontâneo com os alunos de levar as informações para outros jovens.

CARAVANA DA PREVENÇÃO: A caravana da Prevenção, sob a gerência de Flaviano Damacena, é um projeto da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas para falar com os indivíduos por meio de atividades lúdicas – danças, músicas, apresentações de teatro etc, abordando o tema da prevenção ao uso de drogas. Como parte do programa, destaca-se o PrevNight, atividade em que um grupo de educadores sociais vai às ruas do Recife à noite abordar as pessoas, também através de atividades lúdicas. A prevenção, neste caso, ocorre para aqueles que nunca tiveram contato com drogas, para os que já tiveram algum tipo de contato e para os usuários recreativos, através da redução de danos.