Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.03.18 - 10h44

Inscrições para o Festival Nacional do Frevo 2018 entram na reta final

Os compositores têm até o próximo dia 11 de abril para se inscrever, presencialmente ou online, em cinco categorias: Frevo de Rua, Frevo de Bloco, Frevo Canção, Frevo Livre Instrumental - Releitura e Frevo Livre Instrumental - Autoral. Prêmios vão de participação na programação do Carnaval 2019 e no Festival de Inverno de Garanhuns 2018, até gravação em estúdio

 

Criado para assegurar a inovação contínua do gênero musical genuinamente pernambucano, descendente da polca, do dobrado, da marcha e do jazz, o Festival Nacional do Frevo, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, entrou na reta final do período de inscrições. Os candidatos têm até o próximo dia 11 de abril para submeter suas criações, presencialmente ou pela internet.

O Festival premiará composições inéditas em cinco categorias: Frevo de Rua, Frevo de Bloco, Frevo Canção, Frevo Livre Instrumental - Releitura e FrevoLivre Instrumental - Autoral.

Os primeiros colocados nas cinco categorias participarão da grade de programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2018 e do Carnaval do Recife 2019, fazendo participações remuneradas com cachês, e ganharão ainda uma gravação audiovisual (15 horas em estúdio) da música que defenderam.

Os segundo e terceiro lugares também participarão da grade do próximo Carnaval do Recife, igualmente remunerada, sendo que o segundo colocado ganhará também uma gravação master da sua música vencedora (10 horas de estúdio). Haverá premiação ainda para o melhor arranjo e o melhor intérprete do concurso, que serão contemplados com a gravação de uma música.

A nove dias úteis do encerramento do prazo, os candidatos podem ter acesso ao edital completo, com todas as orientações e regras da competição, além de modelos dos documentos anexos exigidos, no site festivalnacionaldofrevo.recife.pe.gov.br. As inscrições podem ser feitas na própria página.

Também é possível inscrever-se presencialmente, no mesmo prazo, no Centro de Documentação do Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Além do site, os interessados têm à disposição o e-mail festivalnacionaldofrevo@gmail.com e os telefones (81) 3355-8091 e 3355-8143 para tirar dúvidas sobre a competição.

Da seleção - Todas as músicas inscritas passarão por uma comissão curadora, que selecionará 30 finalistas para serem apresentadas ao público em três eliminatórias, realizadas nos dias 11, 18 e 25 de maio. A grande final contará com 15 canções e acontecerá no dia 1º de junho.

Os quinze finalistas protagonizarão clipes audiovisuais que serão gravados e exibidos na programação da Rede Globo, apoiadora do Festival. Além disso, as apresentações da final serão filmadas e posteriormente transformadas num programa para ser exibido pela emissora, em data a ser definida.