NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.12 - 13h00

Projeto itinerante Dançando nos Bairros se despede da Várzea

Grande baile marcou o encerramento de mais uma etapa da ação
 
Por Marília Monteiro

[caption id="attachment_17399" align="alignleft" width="334" caption="A população do bairro da Várzea curtiu o projeto durante toda a semana. Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Promovido pela Prefeitura do Recife, através da Diretoria de Lazer e Cidadania do Geraldão, o projeto itinerante de dança de salão, Dançando nos Bairros, fez sucesso no bairro da Várzea durante toda a semana. Nesta sexta-feira (27), um grande baile marcou o encerramento de mais uma etapa da ação, que agora segue para o bairro de Alto de Santa Terezinha.

O Dançando nos Bairros chegou à Várzea na segunda-feira (23), oferecendo oficinas de dança de salão aos moradores do bairro, com aulas diárias das 16h às 18h. Nesse período, os oficineiros montaram uma coreografia de merengue com seus alunos para o dia do encerramento. Na Várzea, foram 52 inscritos, entre moradores de todas as idades. “A oficina foi muito boa, principalmente para iniciantes como eu. Sempre tive muita vontade de frequentar academias de dança e essa foi uma ótima oportunidade. Além disso, é uma terapia pra gente”, relatou Noêmia Nadja, de 48 anos, aluna da oficina. Além da apresentação dos alunos, o grande baile trouxe em sua programação grupos de dança amadores e profissionais de vários estilos e uma orquestra tocando ritmos como bolero, samba e forró. Para fechar a noite, show com a cantora Michelle Melo.

"É um projeto rotativo. Assim, conseguimos trazer para essas comunidades carentes de espaço para se dançar, profissionais não só dança de salão, mas de contemporâneo, clássico e jazz, que interagem com as escolas de dança existentes no Recife”, explicou a coordenadora e idealizadora do projeto, Andréa Carvalho, precursora da dança de salão na cidade. De acordo com ela, é o maior projeto de dança de salão do Brasil, referenciado por artistas como Carlinhos de Jesus e Jaime Arôxa. “É um projeto completo, que leva as pessoas a dançarem nas ruas. Estamos todos muito felizes em poder realizá-lo”.

Dançando nos Bairros – O projeto é uma descentralização do Dançando na Rua, que ao invés de acontecer em apenas um dia, ocorre durante toda a semana, alternadamente, em diversos bairros. Fazem parte da primeira etapa, Macaxeira, Várzea, Alto de Santa Terezinha, Totó e Brasília Teimosa. Das segundas às quintas-feiras acontecem as oficinas e nas sextas-feiras, o grande baile de encerramento.

Calendário:
Alto de Santa Terezinha | 07/05 a 11/05
Totó | 21/05 a 25/05
Brasília Teimosa | 04/06 a 08/06