Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 28.06.16 - 20h26

Palestras conscientizam alunos da rede municipal sobre o uso de drogas

img_alt

Atividades acontecem em seis escolas, dentro da programação da Semana de Enfrentamento às Drogas no Recife (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Alunos de seis escolas da rede municipal de ensino do Recife participam, nesta terça (28) e quinta (30), de atividades de conscientização sobre o uso de drogas. As rodas de diálogo fazem parte da programação da Semana de Enfrentamento às Drogas no Recife, realizada pela Prefeitura, e têm o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar, principalmente estudantes do 4º e 5º ano, sobre o tema. A Semana marca o Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado no último domingo (26).

 

Na Escola Municipal Diná de Oliveira, situada no bairro da Iputinga, os técnicos da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), junto com professores do Programa Segundo Tempo (PST), explicaram para cerca de 60 alunos, na tarde da terça, o que são as drogas e quais problemas elas podem causar. No mesmo dia, as palestras aconteceram também nas escolas municipais Reitor João Alfredo, Alta Santa Terezinha, Octávio de Meira Lins e Antônio de Brito Alves. Na quinta (30), é a vez da Novo Pina.

A atividade foi comandada pelos agentes multiplicadores José Amaro, Vera Nunes e Célio Rocha, que também entregaram panfletos explicativos e aproveitaram para aplicar um questionário socioeconômico com os jovens. "Drogas são substâncias, artificiais ou naturais, que afetam nosso sistema nervoso central. Entre as drogas lícitas estão cigarro e álcool, enquanto que maconha, crack e cocaína são exemplos de produtos ilícitos", explicaram.

ESPORTES - Os técnicos ressaltaram que a dependência química é um sério problema de saúde. "Praticar esportes é um ótimo caminho para permanecer longe das drogas. Aqui na escola, por exemplo, vocês podem participar das atividades do Programa Segundo Tempo", afirmou Amaro. As palestras foram fruto de parceria entre as secretarias municipais de Educação, Esportes e a Secod.  

"Quem usa drogas pode ficar doente e ser preso. O único jeito é não experimentar nunca", aponta a aluna Andrielly Vitória, do 5º Ano. Por sua vez, a estudante Jhennyfer Nathally aprendeu que as drogas podem causar a destruição da família e até matar. "Elas fazem muito mal à saúde e influenciam as crianças a fazer coisas ruins", disse.

PROGRAMAÇÃO - Dando continuidade às atividades da Semana de Enfrentamento às Drogas no Recife, técnicos da Secod farão panfletagem e ainda haverá esquetes teatrais, música e atendimentos de saúde nesta quarta-feira (29), na Praça do Carmo, no Centro do Recife. Na sexta (1), a partir das 18h, o trabalho de prevenção vai acontecer na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, e no Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista. Para encerrar a programação, no sábado (2), a partir das 10h, os técnicos da pasta estarão presentes nos mercados públicos do Recife (Boa Vista, Encruzilhada, Casa Amarela, Jordão, Afogados, Água Fria, Madalena e São José).