Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.06.18 - 19h59

Serviços de saúde são ofertados no Ciclo Junino do Recife

O Programa Saúde em Todo Lugar leva prevenção aos polos montados pela PCR

 

Além de muito forró, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está presente nos polos juninos com a oferta de serviços de saúde. O Programa Saúde em Todo o Lugar leva testagem rápida para o HIV e sífilis, orientações sobre o uso de álcool e outras drogas, além de disponibilizar no Sítio Trindade – o mais tradicional polo das festas juninas da cidade -, um posto médico, para atendimento de primeiros socorros, com o apoio do SAMU 192. Desde que foi aberto, no dia 12 de junho, foram 232 atendimentos.

Cerca de 100 profissionais estão em estandes, com consultórios, para realização de testagem ao vírus HIV, da sífilis, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Eles realizam aconselhamento no pré e pós testes, além de prestar orientações quanto ao seguimento dos casos positivos. A estimativa da Secretaria de Saúde do Recife, é que 600 pessoas sejam testadas.

Agentes Redutores de Danos estão dando orientações aos transeuntes, ajudando-os e alertando para a diminuição dos comportamentos de risco sobre o uso de álcool e outras drogas, utilizando estratégias de abordagem. No Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Brasília Teimosa e Compaz Eduardo Campos, eles também fazem encenações para sensibilizar e estimular a adoção de medidas preventivas, garantindo um Ciclo Junino mais seguro e saudável, sem abrir mão da diversão e do prazer.

Ações junto aos frequentadores de bares, profissionais do sexo e arraiais comunitários são priorizadas.  Além disso, há abordagens em locais de deslocamentos de pessoas, como: aeroporto, Terminal Integrado de Passageiros e metrô. Durante os festejos juninos - de São João e São Pedro -,  a previsão é que sejam distribuídas cerca de 43.200 preservativos masculinos, 2.500 femininos e 3.000 garrafas tipo squeeze, em substituição a garrafas de vidro.

Plantões – Na Rede de Saúde do Recife, foram intensificados os plantões dos profissionais, trabalhadores nas áreas médica, de enfermagem, SAMU 192, policlínicas, maternidades e upinhas 24h, além disso, a Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental estão de prontidão durante todo o Ciclo Junino.

As unidades móveis do SAMU estarão no Sítio Trindade, dando suporte ao posto de saúde montado no local, com uma viatura de suporte básico. Os Arraiais espalhados pela capital contarão com o apoio de 06 motolâncias com plantões diurnos e 23 ambulâncias, funcionando 24 horas, através da Central 192.

A Vigilância Sanitária do Recife intensifica nesse período as ações que visam prevenir e/ou reduzir agravos à saúde da população, decorrentes do consumo de produtos alimentícios, com a distribuição de folders, capacitação dos comerciantes e a fiscalização in loco. Esss ações acontecem no Pátio de São Pedro, nos dias 28 e 29/06 e no Sítio da Trindade, nos dias 29 e 30/06.

A Vigilância Epidemiológica manterá seu funcionamento 24h, através do  Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), dando respostas imediatas a surtos e emergências em saúde pública que por ventura venham a surgir.