Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.07.23 - 20h23

Pré-conferências reúnem 300 jovens em preparação à 5ª Conferência Municipal de Juventude do Recife

img_alt

A ação antecede a 5ª Conferência Municipal de Juventude do Recife e buscou debater sobre os direitos dispostos no Estatuto da Juventude (Foto: Cortesia)
Com o objetivo de reunir jovens recifenses para debaterem sobre a política pública de juventude e se prepararem para a 5ª Conferência Municipal da Juventude, a Prefeitura do Recife realizou oito pré-conferências ao longo do mês de julho, reunindo pelo menos 300 jovens de todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade.

Os encontros reuniram jovens de 15 a 29 anos para participarem de debates sobre os 11 direitos dispostos no Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 12.852/13). As pré-conferências também elegeram 72 delegados que representarão a sociedade civil na 5ª Conferência Municipal da Juventude, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto. Além desses, mais 24 delegados foram eleitos por meio de chamamento público virtual para os jovens que não puderam participar dos encontros presencialmente. Ao todo, foram 96 delegados eleitos para representar a sociedade civil.

As pré-conferências são eventos importantes para o processo de construção da 5ª Conferência Municipal da Juventude, que terá como tema "Construindo Caminhos para a Participação Juvenil". "Nesses encontros, a gente pode chegar nos territórios e promover a participação política e o engajamento comunitário, para que a gente possa pautar os desafios e as oportunidades para a construção e fortalecimento das políticas públicas de juventude na cidade", reforçou o secretário executivo de Juventude, Marcone Ribeiro.

Uma vez que os delegados possuem a atribuição de discutir e deliberar sobre os temas abordados na 5ª Conferência Municipal da Juventude, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) realizou, no sábado (22), uma formação com os 96 delegados eleitos e com os 25 delegados nato, que já são conselheiros. Na ocasião, foram detalhados os tópicos do Plano Municipal da Juventude e do Estatuto da Juventude, além de alinhar os conhecimentos das propostas que visam fomentar a política pública da juventude no Recife.

De acordo com Marcone Ribeiro, Recife será a primeira capital do Brasil a realizar a conferência municipal de juventude a partir da convocatória do Governo Federal. "Isso é um marco muito importante para a nossa cidade, porque mostra nosso alinhamento com a gestão atual do governo federal, que busca cada vez mais ampliar a participação da população no que diz respeito à construção de políticas públicas", concluiu o secretário executivo de Juventude do Recife.