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Cultura | 28.08.12 - 13h33

Prefeitura do Recife inicia construção de Ponte Semiperimetral na Iputinga

[caption id="attachment_24943" align="alignleft" width="334"] Construção da Ponte Semiperimetral começou hoje, com as fundações que darão suporte. Foto: José Alves[/caption]

Com 280 metros de comprimento e 20 de largura, o elevado faz parte de um conjunto de intervenções que visam melhorar a mobilidade urbana das Zonas Norte e Oeste do Recife

A Prefeitura do Recife deu inicio a mais uma etapa da requalificação urbanística e ambiental da bacia do Capibaribe, na manhã desta terça-feira (28), quando começaram as fundações que darão suporte à Ponte Semiperimetral. Com três subsistemas viários nas imediações, o elevado, que irá ligar os bairros da Iputinga e Monteiro, pretende redimensionar a mobilidade urbana das Zonas Norte e Oeste do Recife, tornando-se a principal via de ligação entre as duas regiões da cidade. A obra faz parte do programa Capibaribe Melhor, que tem promovido uma série de ações de drenagem, iluminação e pavimentação, além da construção dos parques de Santana, Apipucos e do Caiara.

Segundo o coordenador do Projeto Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares, o novo viário dará mais fluidez ao trânsito da região. “Com a construção dessa ponte o trânsito do Recife passa a ter não só as vias radiais como recurso de mobilidade, mas também as vias perimetrais que permitirá o trânsito interbairros. Por conseqüência, acabará desafogando o trânsito das Zonas Norte e Oeste”, explicou.

“Para executar essa obra cerca de 500 famílias serão indenizadas ou reassentadas por meio de um dos pontos do projeto que prevê a construção de dois habitacionais. O Capibaribe I será construído na Iputinga e contará com 120 unidades. Já o Capibaribe II, em Monteiro, contemplará cerca de 220 famílias. Até que as obras estejam concluídas essas pessoas receberão auxílio”, ressaltou o coordenador. A expectativa do prazo de entrega, tanto dos habitacionais, quanto da Ponte Semiperimetral, é para dezembro de 2013.

Contando com duas faixas tanto no sentido Monteiro-Iputinga como no sentido inverso, a ponte tem uma extensão de 280 metros e 20 metros de largura. No lado Norte, a ponte terminará na Rua Pinto Campos. Já na área oeste, na Rua Maria de Fátima Soares. O projeto Capibaribe Melhor será realizado no trecho da bacia do Rio Capibaribe, entre a BR-101 e a Avenida Agamenon Magalhães. O investimento para a construção da ponte e requalificação das ruas de ligação é de cerca de R$ 43 milhões, com recursos da Prefeitura do Recife e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Até o momento, já foram iniciadas as obras de drenagem, esgotamento e pavimentação das ruas Jornalista Possidônio Cavalcante, Itapiranga, Barão da Soledade, Via Lindeira e Dom Diamantino, todas localizadas no bairro da Iputinga. Outras ruas iniciarão em breve os mesmos procedimentos. Esse conjunto de vias faz parte dos subsistemas viários criados (A, B e C). Dividido em três partes, os subsistemas ligam a nova ponte aos bairros próximos, dos dois lados do Rio Capibaribe. Os sistemas serão importantes para a criação de trajetos alternativos que vão desafogar o trânsito na área.

Veja, no anexo, detalhes dos subsistemas