NOTÍCIAS

Finanças | 28.08.13 - 13h14

Adesão da PCR à REDESIM agilizará formalização de empresas

[caption id="attachment_37808" align="alignleft" width="680"] Geraldo: "O ato de hoje visa estimular os nossos empreendedores para que eles sejam cada vez mais competitivos”. (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Recife deu um passo importante para consolidar um novo ambiente de negócios para os micro e pequenos empresários da cidade nesta quarta-feira (27). O prefeito Geraldo Julio assinou, em seu gabinete, a adesão da Prefeitura à Rede Estadual para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A medida, que fomenta a competitividade no município, garantirá aos empresários a rapidez necessária para a formalização dos seus empreendimentos.

Com a adesão do Recife à REDESIM, o empresário da cidade terá mais segurança jurídica na formalização do seu empreendimento. O convênio também garantirá a integração da Prefeitura, em 90 dias, ao sistema de informação da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), parceira do Município na ação.

Geraldo Julio destacou que “a cidade não será competitiva se o empreendedor não for”. “Estamos vivendo um momento diferente no cenário econômico do Nordeste e no Recife não é diferente. Por isso, precisamos ter estratégia para fortalecer e gerar rendimento econômico para a cidade por meio da competição global. O ato de hoje visa estimular os nossos empreendedores para que eles sejam cada vez mais competitivos”, pontuou o gestor.

O convênio de adesão foi assinado tomando como base a Lei Federal de número 11.598, de 2007, que estabelece normas gerais de simplificação e integração do processo de registro entre as esferas municipal, estadual e federal. Na prática, os micro e pequenos empresários ganharão agilidade nas informações necessárias para a emissão de CNPJ, do alvará de funcionamento municipal, do número da inscrição estadual do Corpo de Bombeiros e sanitário; além de todo o procedimento necessário aos órgãos e instituições envolvidos no processo de abertura e fechamento de empresas em um prazo bem mais reduzido.



Dentro desse processo de integração ao sistema da Jucepe, caberá à Prefeitura a realização de uma triagem das atividades econômicas da cidade. As informações serão cruzadas com dados da Jucepe, que se encarregará de classificar o nível de cada empreendimento em baixo, médio e alto risco. No site da Junta Comercial, os empreendedores poderão consultar sobre a viabilidade do exercício da atividade na localidade escolhida no município. Também poderão obter o alvará de funcionamento, além de registros na Fazenda Estadual e Receita Federal.

Secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre classificou a adesão do Recife à REDESIM como uma iniciativa ousada, que cuidará de todos os processos para a abertura de empresas. “Abrir uma empresa hoje é enfrentar uma via crúcis. Chegou o momento de superarmos isso. Além da integração das informações temos que garantir uma integração cultural para construirmos uma lógica coletiva”, afirmou.

Presente ao ato, o Diretor Superintendente do SEBRAE-PE, Roberto Castelo Branco, explicou que os pequenos negócios são os que mais empregam no País hoje. “As grandes e médias empresas estão enfrentando turbulência por causa da crise mundial. Além disso, mais da metade dos jovens brasileiros querem ter o seu próprio negócio. Por isso, o Sebrae se junta à prefeitura para que esse empreendimento seja de sucesso também”, cravou.

Presidente da Jucepe, Lula Cabral reiterou que o convênio será um facilitador muito grande na abertura de empresas. "O Recife, hoje, sai na frente. Vai facilitar muito a vida dos empreendedores. Estou muito feliz porque sei que a adesão da PCR servirá de exemplo também para outras prefeituras", disse.

Também participaram do evento os presidentes da Femicro, José Tarcísio; da CDL Recife, Eduardo Catão; da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Celso Muniz; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo Nery; o Gerente Geral de Empreendedorismo da Secretaria estadual de Trabalho, Paulino Albuquerque; o Chefe substituto do BNDES, Ricardo Rodrigues, entre outros.

ACCENTURE – Após o ato de adesão, o prefeito Geraldo Julio recebeu, em seu gabinete, o presidente da Accenture no Brasil, Roger Ingold. Na ocasião, o empresário convidou o gestor para a inauguração da segunda sede da empresa no Recife, que oferece como serviço consultorias em gestão.  O espaço funcionará na Avenida Conde da Boa Vista, número 800.