NOTÍCIAS

Cultura | 28.08.13 - 17h53

Campeonato Recife Bom de Bola tem quatro jogos na noite desta quarta-feira

Torneio de futebol de várzea movimenta as comunidades de Roda de Fogo e Torrões

Quatro jogos dão continuidade, na noite desta quarta-feira (28), à primeira rodada do campeonato de futebol de várzea “Recife Bom de Bola”, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo. No último domingo (25), quando o programa foi lançado pelo prefeito Geraldo Julio, o Medieval da Torre derrotou o CDV da Várzea por 2 a 1.

Todas as partidas são da RPA-4. No campo de Roda de Fogo, situado próximo ao terminal de ônibus da comunidade, Mancha x Cruzeiro entram em campo às 19h e Flamenguinho x Vergonha Alheia jogam às 20h30. Já no Campo do Quinze, na avenida do Forte, o Cruzeiro tentará vencer o Pega Laço – ambos dos Torrões. Em seguida, é a vez do Colorado, do Barro, enfrentar o Mulekes, da Várzea.

Primeiro grande legado esportivo da Copa do Mundo para a capital pernambucana, o programa Recife Bom de Bola vai usar o esporte como plataforma para um conjunto de ações, incluindo um torneio de futebol com mais de 500 equipes e 13 mil atletas de toda a cidade; combate à violência; descoberta de talentos; e requalificação dos campos de várzea.

Torneio - Evolução natural de iniciativas anteriores como o “Peladão Alto Astral” e o “Futebol Participativo”, o Recife Bom de Bola inclui a realização do maior campeonato de futebol de várzea do mundo, que começa neste domingo. São mais de 500 equipes e 13 mil atletas de todas as RPAs, distribuídos nas categorias Aberto Masculino, Aberto Feminino, Sub-15 e Sub-17 Masculino.

A bola rola até o dia 15 de dezembro, em 30 campos, e o torneio é disputado em duas fases. Na 1ª, até o final de outubro, são realizados os campeonatos regionais, onde se enfrentam equipes da mesma RPA. Na 2ª, de novembro a dezembro, há o cruzamento entre os melhores de cada região, determinando o campeão geral. Em ambas as fases, serão premiados os campeões, vices, artilheiros e goleiros.