NOTÍCIAS

| 28.08.14 - 11h26

Atividades preventivas marcam o Dia Nacional de Controle do Tabagismo

Palestras, rodas de conversas e um fórum estão na programação
oferecida à população pela Secretaria de Saúde do Recife

Em comemoração ao Dia Nacional de Controle do Tabagismo, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, irá promover, nesta sexta-feira, 29, das 9h às 17h, em parceria com o Sesc/PE, o XI Fórum de Tabagismo na unidade do Sesc Santo Amaro - Rua 13 de Maio. Ações descentralizadas também estarão ocorrendo nos Distritos Sanitários do município.

Serão discutidos temas sobre o Tabagismo e seu tratamento, juntamente com a abordagem psico-clínica com o médico psiquiatra José Henrique Rodrigues Fialho Júnior e a médica clínica Maria Cristina Pessoa de Melo Montenegro. A proposta é chamar a atenção dos fumantes e conscientizá-los sobre os prejuízos do uso do cigarro e os seus efeitos psíquicos na vida do usuário. A ação contará com a participação de profissionais da equipe do Programa de Agentes Comunitários (PACs) João de Barros que vão abordar as consequências do uso do tabaco, dos agentes redutores de danos do Consultório de Rua do Recife, além de profissionais do CAPS-AD Luiz Cerqueira.

O Fórum é aberto ao público, mas é necessário se inscrever previamente, enviando e-mail para o endereço eletrônico mdiogenes@sescpe.com.br . O inscrito também deverá levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento. Ao final do fórum será servido um coffee break aos participantes.

Programação - A Central de Alergologia, localizada no bairro de Santo Amaro, já estará proporcionando, nesta quinta-feira, 28, pela manhã, uma palestra para os fumantes, na sala de espera da unidade. Serão abordados os riscos de exposição à fumaça do cigarro e as doenças alérgicas relacionadas ao fumo.

Atividades educativas, bem como rodas de conversas sobre o risco da exposição à fumaça do cigarro também serão realizadas, nestas quintas e sexta-feiras, para os usuários dos serviços do CAPS AD Eulampio Cordeiro, no bairro Zumbi, CAPS AD José Lucena, na Imbiribeira, e CAPS AD Vicente Araújo, no Torreão. Os profissionais do Consultório de Rua irão ainda ministrar uma oficina sobre Tabagismo na Escola Clóvis Beviláqua, no bairro do Hipódromo, nesta quinta-feira, 28.