NOTÍCIAS

| 28.08.14 - 14h58

Literatura de Clarice Lispector em oficina para crianças

A atividade é gratuita e será comandada pela escritora Geórgia Alves, neste sábado (30), dentro da Festa do Livro

A programação do 12º Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz traz, neste sábado (30), uma atividade especial para a criançada. Trata-se da oficina “Os Infantis de Clarice”, que será comandada pela escritora pernambucana Geórgia Alves, a partir das 15h, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, durante a Festa do Livro. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail oficinaletraevoz@gmail.com. A atividade, com duração de duas horas, é voltada para crianças entre 5 e 8 anos.

Mais conhecida por sua densa literatura, Clarice Lispector escreveu cinco obras infantis. São elas: O Mistério do Coelho Pensante; A mulher que matou os peixes; A vida íntima de Laura; Quase de verdade; e Como nascem as estrelas. A proposta da escritora Geórgia Alves é levar as crianças a desenvolverem um desfecho para Sá, primeira personagem infantil criada por Clarice Lispector. “As pessoas desconhecem esse lado do trabalho de Clarice. Na oficina, usaremos o personagem de Sá, que nem chegou a ser publicado por ela, para falar das demais obras infantis da escritora de forma lúdica, usando a criatividade da garotada”, explica Geórgia Alves.

Durante a atividade, os participantes serão levados a usar a imaginação “materializando” Sá e seu universo com ações criativas como desenho e colagem. “Sá foi o primeiro personagem criado por Clarice para uma história infantil que nunca foi publicada. Nem muito menos virou livro. Com essa homenagem a Claricinha e seus livros infantis, Sá passou a ser”, conta Geórgia. A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, e é gratuita.