NOTÍCIAS

| 28.08.14 - 18h00

Upinha 24h da Linha do Tiro registra 102 atendimentos nas primeiras 24 horas

A unidade tem capacidade para atender até 10 mil moradores previamente cadastrados pelos Agentes Comunitários de Saúde. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A técnica em enfermagem Marcela Silva era atendida até a última terça-feira na Unidade de Saúde da Família (USF) Córrego da Jaqueira, em Dois Unidos. Desde ontem, ela e outros moradores da área, previamente cadastradas, já contam com a nova Upinha 24h – Dra. Fernanda Wanderley. Nas primeiras 24 horas depois da inauguração, foram registrados 102 atendimentos na unidade, a maioria de consultas e pequenos procedimentos, como curativos e suturas.

Desde abril, quando uma Agente Comunitária de Saúde visitou a casa da cuidadora de idosos, Simone da Silva, em Dois Unidos, ela estava na expectativa para ver como funcionaria a nova unidade. Veio logo trazer o filho recém-nascido, de 4 meses, para tomar vacina. “Como ontem não vim, decidi deixar para hoje, porque aproveitei para conhecer e trazer o bebê para ser vacinado. Ficou tudo lindo, não esperava que seria assim, bem diferente do posto que eu frequentava”, contou Simone.

O novo equipamento contempla usuários dos bairros da Linha do Tiro, Dois Unidos, além de parte da Unidade de Saúde da Família (USF) do Córrego da Jaqueira e da comunidade do Alto dos Coqueiros. No quadro de profissionais, a Upinha 24h conta com três equipes do Programa Saúde da Família. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um odontologista e um auxiliar de saúde bucal, além de seis Agentes Comunitários de Saúde.

A dona de casa Angelina Maria da Silva, de 63 anos, veio pela primeira vez, mas já sabe até o nome da médica que vai atendê-la, a partir de agora. “Vou conhecer a dra. Carina hoje, porque trouxe uns exames para mostrar a ela. Estou adorando, é bem grande, as salas bem organizadas, e o melhor é que se alguém passar mal a gente pode trazer a qualquer hora, porque doença não escolhe hora, não é”, disse Angelina, enquanto aguardava a consulta.