Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 28.08.23 - 22h00

Dia da Visibilidade Lésbica: Prefeitura do Recife promove sessão de cinema ao ar livre para marcar data

img_alt

Durante a ação, que será realizada nesta terça-feira (29), às 18h, no Centro de Referência em Cidadania LGBTI+, na Boa Vista, será exibido o documentário pernambucano “Assim como o ar, sempre nos levantaremos”. Após a mostra, será feita uma roda de diálogo (Foto: Divulgação PCR)

Para marcar o Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado nesta dia 29 de agosto, a Prefeitura do Recife vai promover uma sessão de cinema ao ar livre. A exibição do documentário pernambucano “Assim como o ar, sempre nos levantaremos”, ocorre nessa terça-feira (29), às 18h, no Centro de Referência em Cidadania LGBTI+, na Boa Vista, área central da cidade. Ao término, será realizada uma roda de diálogo com o público presente, mediada por Laleska Santos, coordenadora do Núcleo LBT da Secretaria da Mulher da capital; Irene Freire, gestora do Centro; e Sérgio Pessoa, presidente da Comissão da Diversidade da OAB-PE.

 

O documentário da cineasta pernambucana Clara Angélica coloca em foco a visibilidade de mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. Além de retratar suas angústias e medos, o longa-metragem mostra - na rotina de suas vidas e nas relações familiares - a resistência, a luta por seus direitos, por suas vidas.

 

A ação da Secretaria da Mulher do Recife faz parte de uma edição especial do projeto CineDelas. A entrada para exibição do documentário é gratuita. O Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ está localizado na Rua dos Médicis, 86, Boa Vista. 

 

CINEDELAS - Buscando atuar na prevenção da violência de gênero a partir de uma perspectiva lúdica sobre os direitos das mulheres, o projeto CineDelas, criado em 2022 é realizado pela Secretaria da Mulher em parceria com o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Miguel Arraes e o Diretório Acadêmico de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (DACine UFPE). 

 

As sessões mensais, acontecem no Cine Teatro Joana Batista, do Compaz Miguel Arraes, para crianças, jovens, adultas e idosas, compartilhando conhecimentos sobre os direitos das mulheres e serviços da rede de apoio e proteção das mulheres da cidade do Recife. Aliado a isto, estabelece parcerias com cineastas brasileiras, especialmente pernambucanas, valorizando, difundindo e refletindo sobre os seus trabalhos.

 

O projeto já atendeu 320 pessoas, entre sociedade civil e cineastas convidadas para os debates, em 10 sessões, onde foram exibidos 39 filmes curtas-metragens de diversos gêneros cinematográficos.

 

CENTRO LGBTI+ - Na data em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto, o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife completa nove anos de existência. O espaço é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), e foi criado com a missão de garantir o direito à cidadania para todas as pessoas LGBTI+ do Recife.

 

O Centro LGBTI+ oferece atendimento jurídico, psicológico, assistencial e de orientação e acompanhamento às vítimas e familiares, com suporte de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados para cada um.  Além disso, são oferecidos serviços e atendimentos específicos para vítimas de discriminação e violência com base na orientação sexual ou identidade de gênero. Desde a sua criação, o Centro LGBTI+ já realizou mais de 16 mil atendimentos.