NOTÍCIAS

Cultura | 28.09.12 - 12h52

Redator-chefe do Guia Quatro Rodas Brasil ministrou palestra no Dia Mundial do Turismo

Turismólogos e profissionais da área celebraram o 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, de uma forma especial, assistindo a uma palestra do redator-chefe do Guia Quatro Rodas Brasil, José Eduardo Camargo. No evento, realizado no Hotel Marante, em Boa Viagem, o convidado apresentou o Panorama do Turismo no Brasil, com destaque para o Mercado de Negócios e Eventos e ênfase para a sustentabilidade energética na prática do turismo.

"Comemoramos o Dia Mundial do Turismo com muitas informações novas repassadas pelo José Eduardo Camargo sobre a hotelaria, as perspectivas de desenvolvimento do setor e o perfil do público que viaja a negócios. Essa troca de conhecimentos e experiências é muito importante, pois através da capacitação podemos prestar um serviço cada vez melhor ao turista", afirma o secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga.

A expectativa é de que em 2013 as viagens de negócios representem 78% do total. Também foram abordados na palestra o perfil do turista de negócios e o perfil do viajante, que tende a ser prático e decidido, exigente nos serviços, usuário de tecnologia, apegado a padrões e costumes e com bom poder de consumo. Ainda foram lembrados os benefícios dos megaeventos que serão realizados no Brasil, tais como a Copa do Mundo Fifa 2014. A ideia é que irão providenciar uma visibilidade massiva gratuita, acelerar o crescimento nos destinos, gerar empregos e mudanças de paradigmas. Camargo lembrou, por fim, a necessidade de leitos qualificados, uma vez que, atualmente, a maioria deles no Brasil são simples ou oferecem médio conforto.

A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Pernambuco/Empetur, Secretaria de Turismo do Recife, CTI Nordeste, ABIH/PE e Recife Convention & Visitors Bureau. Além do secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga, participaram do encontro o presidente da ABIH-PE, Eduardo Cavalcanti, o secretário executivo da CTI-NE, Roberto Pereira, o presidente do Recife CVB, Paulo Menezes, e Priscila Monteiro, da Empetur, além de hoteleiros e profissionais do setor.