NOTÍCIAS

| 28.11.14 - 17h45

2 mil Agentes Comunitário de Saúde do Recife serão capacitados para fortalecer as políticas de saúde da pessoa com deficiência

Mais de 2 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na Rede de Saúde do Recife serão orientados para promover o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência, a partir da próxima segunda-feira (1º). As estratégias das capacitações, bem como o cronograma das turmas, foram apresentados nesta tarde de sexta-feira (28) para os gerentes dos Distritos Sanitários, entre outros profissionais da Secretaria de Saúde do Recife. A iniciativa será executada em parceria com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. 

A superintende da SEAD, Rose Maria Santos destacou que os conceitos formados sobre as pessoas com deficiência ainda tem estigmas que dificultam a inclusão dessas pessoas. As capacitações vão abordar justamente os temas sobre os novos paradigmas, para a reconstrução de conceitos no tema da pessoa com deficiência. Os principais Marcos Legais e Direitos, orientação para o atendimento à pessoa com deficiência, dados sobre prevenção e agravos a deficiências, dicas de convivência, acessibilidade e principais serviços na rede de atendimento são assuntos que serão abordados com os ACSs.

A gerente Geral de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Recife, Zelma Pessoa, ressaltou que a informação é o primeiro passo para que os serviços da rede cheguem com eficiência às pessoas com deficiência. "A proposta é orientar os agentes comunitários do Recife sobre os direitos, serviços e programas destinados às pessoas com deficiência, ofertando orientações básicas de tratamento, convivência e prevenções destinadas à essa população", salientou Zelma.

Durante o encontro foi exibido o vídeo – “Dicas de Convivência” do Instituto Maria Gabrili e apresentado o conjunto das atividades que serão realizadas durante as sensibilizações. A coordenadora da Política de Saúde do Recife da Pessoa com Deficiência, GAbriela Magalhães, informou que as capacitações iniciarão na segunda-feira (1º) com os ACSs dos Distritos Sanitários VI e VIII e os demais Distritos Sanitários do município serão capacitados em janeiro de 2015.