NOTÍCIAS

Saúde | 28.11.15 - 12h19

Mutirão na Cohab marca início do reforço no combate contra o Aedes aegypti

img_alt

O prefeito Geraldo Julio coordenou na manhã deste sábado(28), a primeira ação da campanha no bairro da COHAB. Este é o primeiro de uma série de mutirões que vão ocupar todos os bairros da cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Na manhã deste sábado (28), vários profissionais da Prefeitura do Recife iniciaram um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, numa campanha de reforço ao trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti. O prefeito Geraldo Julio comandou a ação que aconteceu no bairro da Cohab, com a atuação dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife, em conjunto com profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Defesa Civil do município. Todo o secretariado da Prefeitura do Recife foi convocado para integrar as ações e acompanhar os agentes nas visitas às casas do bairro.

"Nós temos 600 agentes de endemia, e já conseguimos reduzir de cerca de 1800 casos por semana, para 108, que é o nível em que estamos hoje. Mas existe uma sazonalidade, por isso é importante realizarmos o trabalho durante o verão. Hoje estamos reunidos aqui, somando esforços com toda a população, para orientar, conscientizar do que precisa ser feito para enfrentarmos esse mosquito e conseguirmos unir forças para salvar vidas", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O mutirão circulou pelas ruas da comunidade, orientando os moradores e realizando tratamento de possíveis criadouros. O objetivo é que o trabalho consiga atingir cerca de 1.050 imóveis só neste sábado. Já na próxima semana, será montado e divulgado um cronograma dos mutirões, considerando o maior número de casos notificados e infestação de focos do mosquito.

O secretário de saúde Jailson Correia, falou sobre a iniciativa. "Estamos aqui na COHAB que é um bairro densamente povoado, que também é o primeiro entre os 10 bairros com o maior número de casos de dengue, com 2.781 notificações, mas a atuação de nossa equipe e todos os nossos agentes vai acontecer no Recife inteiro. É importante lembrar que esta ação só tem efetividade se toda a população colaborar", explicou o secretário.

Entre as atividades que o mutirão desenvolveu nas ruas, estão os cuidados com os possíveis criadouros do mosquito, tapando e verificando caixas d’água, calhas, tonéis, cisternas, e informando a população sobre a necessidade de manter os locais sem focos de dengue.

Para Maria Inaê da Silva, o trabalho que a Prefeitura vem realizando é muito importante e a gestão vai poder contar com o apoio da população."A gente se sente muito mais seguro com esse controle, com essas visitas. Toda semana um agente vem aqui verificar se está tudo certo. Aqui em casa somos quatro pessoas, nunca tivemos nenhum caso de dengue, mas estamos cientes de que temos que continuar cuidando e com toda certeza vamos colaborar pra que a nossa cidade se livre dessa doença", disse a aposentada.

Confira algumas orientações da Prefeitura do Recife para prevenir focos do mosquito Aedes Aegypti:

- Manter caixas d'Água, tonéis e tanques sempre bem tapados;
- Deixar garrafas e reviestes vazios e com a boca para baixo, e guarde pneus em local coberto;
- Retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana e lave-a com sabão;
- Encher de areia até. Borda os pratinhos dos vasos de plantas;
- Colocar o luxo em sacos plásticos e manter as lixeiras bem fechadas;
- Não jogar luxo em terrenos baldios
- Remover folhas e galhos, e tudo que possa impedir a passagem de águas pelas calhas;
- Verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos e limpar uma vez por semana;
- Não deixar água de chuva acumulada sobre a laje.