Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 28.11.16 - 21h20

II Seminário Maria da Penha vai à Escola debate igualdade de gênero nas unidades escolares municipais

O evento é voltado para professores e educadores da rede municipal e contará com uma série de debates sobre educação não sexista

 

Os avanços e desafios da construção da igualdade entre meninos e meninas nas escolas municipais serão debatidos no II Seminário Maria da Penha vai à Escola - Por uma Educação Não Sexista, realizado nesta terça-feira (29), das 14h às 17h, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (Efaer Paulo Freire), no bairro da Madalena. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias da Mulher e de Educação, em parceria com o Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) do Ministério Público de Pernambuco. O seminário é voltado para coordenadores pedagógicos, gestores e professores da rede de ensino municipal.

O credenciamento do evento tem início às 13h30. Já a mesa de abertura conta com  a participação da secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, do secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira e com a gerente-geral de Política e Formação Pedagógica da Secretaria municipal de Educação, Daniele Miranda.

Em seguida, o primeiro ciclo de debates será sobre "gênero nas escolas - ação para promover um futuro mais justo e sem violência", onde serão abordados os avanços e desafios da Lei Maria da Penha; gênero e raça nas escolas e o papel da educação na promoção da igualdade. Farão parte da conversa a coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher do NAM, Fátima de Araújo Ferreira, a professora do Efaer Paulo Freire, Maria Cristina do Nascimento e a diretora de Desenvolvimento de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco, Eleta de Carvalho. 

"Os avanços e desafios da ação Maria da Penha vai à Escola e as experiências exitosas" serão o tema do segundo ciclo de conversa. Será apresentado um balanço dos quatro anos do projeto junto com relatos das vivências nas escolas municipais. Farão parte do debate a educadora social da Ação Maria da Penha vai à Escola, Alberjane Farias, a gerente da Gerência Geral de Cidade Segura para as Mulheres, Tádzia Negromonte e as professores da escolas municipais Manoel Antônio de Freitas e Elizaebete Sales, Eva Maria Torres e Sousa e Galdstone Barbosa, respectivamente.

Maria da Penha vai à Escola - Lançada em maio de 2014, a ação tem como objetivo a desconstrução das desigualdades de gênero e enfrentamento aos preconceitos de raça, orientação sexual e contra pessoas com deficiência no âmbito da comunidade escolar, buscando mudanças de comportamentos e valores. A atividade é realizada através de oficinas educativas com os estudantes do 5° ao 9° ano. Ao final de três encontros, os alunos e alunas produzem peças de teatro, musicais, cordéis, vídeos ou livros sobre os temas debatidos e apresentam à comunidade escolar. Desde 2014,  o projeto já passou por mais de 100 escolas e contemplou mais de 5 mil alunos.