NOTÍCIAS

Turismo | 28.12.15 - 10h55

Último Recife Antigo de Coração do ano garantiu atividades esportivas, culturais e de lazer, hoje (27)

img_alt

Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife teve como destaque a Campanha de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)



Nem mesmo o tempo nublado e algumas pancadas de chuva tiraram o brilho da última edição do ano do Recife Antigo de Coração, que preencheu o Bairro do Recife de atividades, neste domingo (27). O projeto da Prefeitura do Recife é realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e tem como principal objetivo fazer com que o cidadão vivencie a cidade. Com diversas atrações e uma programação para todos os gostos e idades, o Recife Antigo de Coração já integra a agenda mensal de todo cidadão da Região Metropolitana do Recife.

Neste domingo, a população foi convidada a conhecer mais sobre o mosquito Aedes aegypti. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foi montado um estande, no Marco Zero, onde qualquer pessoa podia se instruir melhor sobre como combater esse mosquito. A auxiliar de cozinha Sandra Oliveira, de 50 anos, passou pelo posto de informações e aprovou a iniciativa. "O papel de todos é fundamental, por isso nunca é demais se informar sobre o tema. Todos precisam fazer sua parte".

Além de receber esse espaço para informações, o Marco Zero também foi cenário para algumas das principais atrações musicais do dia. Se apresentaram por lá Nill Ribeiro, Betto do Bandolim, Orquestra Arruando e a Família Salustiano e a Rabeca Encantada. O Março Zero ainda recebeu Adriana B e o Show do Bem, uma iniciativa de cunho social que tem como objetivo promover e ajudar várias instituições de caridade da cidade.

O samba tomou conta da Rua da Moeda até as 17h, com o Clube do Samba, comandado pela cantora Karynna Spinelli. Em seguida, o espaço ficou por conta do forró de Pecinho Amorim. Já os apaixonados pelos mais variados estilos de dança puderam apreciar o projeto Dançando na Rua, na Praça do Arsenal.

Quem sempre aproveita o Recife Antigo de Coração é a bancária Flávia Holder, de 40 anos. Acompanhada pelos filhos Ricardo, 15, Rafael, 12, e Vitória, 5, ela acredita que o projeto mudou a rotina das pessoas. "É muito legal porque tira a gente daquela coisa de só passear em shopping. Essa é uma excelente programação tanto para morador da cidade quanto para turistas", comentou.

O militar Sérgio Henrique, de 44 anos, afirma que o Recife Antigo de Coração se tornou um programa mensal para a família. Junto da esposa Maria Luzia, 43, e dos filhos Lucas Rafael, 19, e Cecília Gabrielle, 4, não tem tempo ruim que mude a programação. "O tempo tava meio ruim, mas a gente veio mesmo assim, a gente nunca se arrepende. Passamos por todos os polos, vamos aproveitando cada coisa, assistimos às apresentações. É sempre assim, uma diversão garantida", afirmou.

No espaço dedicado especialmente às crianças, na Avenida Alfredo Lisboa, teve recreação e muitas brincadeiras lúdicas e com estímulo do raciocínio lógico. O funcionário público Otávio Ferreira, de 61 anos, e o filho Luís Felipe, 7, aproveitaram a feirinha de gibis para fazer algumas aquisições. "A gente estava almoçando aqui no bairro e então aproveitamos para ver o projeto. É muito legal porque tem uma grande variedade na programação", comentou.

Só ficou parado quem quis. No polo esportivo teve patinação artística, espaço para prática de parkour, slackline, basquete, futebol, handebol, badminton e vôlei. Além disso, também foi oferecido um local para aluguel de bikes e patins.

No espaço chamado Recife Recebe, localizado ao lado da Caixa Cultural, o grande convidado foi o estado de Pernambuco. Por meio da EMPETUR, a população pode conhecer melhor a cultura local, curiosidades sobre artesanato e muito mais.

Já a Igreja Madre de Deus abriu as portas para música, dentro do projeto Música nas Igrejas. O projeto comandado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife garantiu um concerto, promovido pela Orquestra Life. O repertório foi do erudito ao pop, convidando a população a também usufruir da preciosa arquitetura sacra recifense.