Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.02.24 - 18h06

Março traz Estratégia PrPEPara a Prevenção nos finais de semana

img_alt

Ação será realizada no primeiro sábado (2), no SAE da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e no terceiro sábado (16), no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. (Foto: Divulgação)

 

Em março, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) segue ofertando a profilaxia PrEP - método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, para reduzir o risco de se infectar com o vírus – e os testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) além dos dias úteis, estendendo os serviços aos sábados, de forma alternada, e sob demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. No dia 2/3, o PrEPara a Prevenção! funcionará no Serviço de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. Já no dia 17/2, será no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.

PrPEPara a Prevenção! é voltado para qualquer recifense em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demande a profilaxia PrEP. Vale salientar que a iniciativa, além de ajudar na prevenção da Aids, permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, interrompendo a cadeia de transmissão, pois, além dos medicamentos contra o vírus do HIV, os usuários têm acesso a insumos, como preservativos e gel lubrificante, além de testagens rápidas. Em caso de resultado positivo, são acolhidos nos próprios SAEs para dar seguimento ao tratamento adequado. O horário de funcionamento ao sábados será das 8h às 15h.

“É fundamental a testagem regular, a investigação de sinais e sintomas para outras IST. E vale reforçar que o uso do preservativo, tanto o masculino quanto o feminino, deve continuar sendo utilizado para prevenir contra o HIV e outras ISTs”, afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro.

INDICAÇÃO PrEP - São considerados o público-alvo da PrEP, homens e mulheres que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PeP); apresentam histórico de episódios de ISTs; possuem contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc. O PrEP também está disponível de segunda a sexta no SAEs e no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes da Policlínica Lessa de Andrade, e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, das 8h às 16h. Em todos os locais, o acolhimento e atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional (enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais).

Serviço:

PrPEPara a Prevenção!

* 2/3 - SAE Lessa de Andrade: Estr. dos Remédios, 2416 – Madalena. Horário: das 8h às 15h

* 16/3 - SAE Gouveia de Barros: Largo da Santa Cruz, s/n - Boa Vista. Horário: das 8h às 15h

 
 
ASSUNTOS: