Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.03.19 - 19h06

Recife elege delegados para próxima etapa da Conferência Estadual de Saúde

img_alt

No total, os mais de 400 participantes aprovaram mais de 100 propostas que serão levadas para a etapa macrorregional da 9ª Conferência Estadual. (Foto: Ikamahã/Sesau PCR)

 

No encerramento da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, nesta sexta-feira (29), no Centro de Convenções, em Olinda, os mais de 400 participantes elegeram os 220 delegados para a etapa macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde. Com o tema “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, a Conferência Municipal, que teve início nessa quinta (28), foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os oito grupos de trabalho encerraram as discussões temáticas nesta sexta. Cada um aprovou 15 propostas por eixo temático, que incluiu debates sobre atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, Vigilância em Saúde, governança e gestão estratégica e participativa na saúde, investimentos, financiamento do SUS e controle social. No total, os mais de 400 participantes (entre conselheiros de saúde municipal, distrital e de unidade, entidades representativas dos usuários do SUS, dos trabalhadores e dos gestores/prestadores, além de movimentos sociais e observadores da sociedade) aprovaram mais de 100 propostas que serão levadas para a etapa macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Uma das representantes dos usuários do SUS foi a aposentada Marileide Cavalcante da Silva, 64 anos, que participou das discussões do grupo da média e alta complexidade. “Houve um bom entrosamento da gestão com os usuários e trabalhadores. Em muitas discussões, a gestão apoiou as propostas que a gente queria. Estávamos alinhados porque lutamos todos em prol do SUS. Temos que dar as mãos para que o SUS não acabe”, defendeu Marileide, que é moradora de Jardim São Paulo.

Na avaliação do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a participação social na conferência foi bastante positiva. “A conferência é o apogeu de uma participação social que já se dá no dia a dia. Tivemos um diálogo de alto nível nas salas temáticas e esperamos que as reflexões que fizemos no  Recife sejam ouvidas na etapa estadual da conferência”, disse o gestor, que também esteve presente no segundo dia de Conferência.

O coordenador do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Cristiano Nascimento, elogiou o nível das discussões e das propostas aprovadas pelos participantes. “Vimos debates de nível bastante alto nos grupos temáticos e isso refletiu na aprovação de propostas de muita qualidade na plenária final. Além disso, vamos mandar um grupo muito qualificado para a etapa macrorregional da Conferência Estadual”. Segundo Cristiano, a lista dos delegados eleitos será disponibilizada no site do Conselho Municipal de Saúde (www.cmsaude-recife.blogspot.com.br), na próxima segunda-feira (1º).