NOTÍCIAS

| 29.04.13 - 22h30

Geraldo inicia ciclo de monitoramento nesta terça-feira

[caption id="attachment_33786" align="alignnone" width="679"] Os primeiros meses deste ano foram dedicados à estruturação das ferramentas necessárias para que o novo Modelo de Gestão fosse implantado. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio inicia amanhã (30) o primeiro ciclo de monitoramento de metas da sua gestão. Os programas e ações vinculados ao eixo temático “Cidadania” serão os primeiros a terem seus cronogramas detalhados. Quatro secretarias participam desta primeira reunião, marcada para às 9h, na Sala de Reuniões da Prefeitura do Recife, no 9º andar.

A dinâmica desta primeira rodada contará com sete reuniões que acontecerão sempre as terças e quintas, até que o chefe do executivo tenha monitorado os sete eixos que compõem do Mapa da Estratégia: Gestão, Infraestrutura, Serviços Urbanos, Educação, Saúde, Cidadania e Nova Economia.

Cerca de 700 metas serão monitoradas, e, até dezembro deste ano, os ciclos de monitoramento se repetirão, permitindo que o prefeito acompanhe de perto cada uma das metas. Nivelamento das informações, melhor aproveitamento dos recursos públicos, celeridade na condução de obras e ações, melhoria da qualidade do serviço oferecido à população são alguns dos ganhos que a nova administração busca alcançar.

“Nossa expectativa é muito boa para esse monitoramento. O sentimento é de alegria por começar já no quarto mês de governo. Isso é uma coisa bastante avançada no comparativo com qualquer outro governo de capital; governo estadual. Vamos começar de uma forma estruturada, cobrando os resultados dos projetos que estão no nosso programa de governo”, destacou Geraldo Julio.

Participação popular, transparência, acessibilidade ao direito e aos serviços públicos, qualidade do gasto público, planejamento, sustentabilidade e inovação são premissas que fazem parte desse novo jeito de governar. “Veremos dentro do cronograma as dificuldades e obstáculos de cada projeto para que possamos resolvê-los”, pontuou Geraldo.

ETAPAS - Os primeiros meses deste ano foram dedicados à estruturação das ferramentas necessárias para que o novo Modelo de Gestão fosse implantado. Instrumento norteador do modelo para as tomadas de decisões da esfera municipal, o Mapa da Estratégia balizará as principais ações da gestão municipal e foi elaborado a partir de reuniões realizadas junto a cada um dos secretários e suas equipes. A atividade envolveu ainda a pactuação das metas com o prefeito Geraldo Julio, ocorrida no mês de março.

O desafio maior desta tarefa foi o de compatibilizar as ações em andamento ao Programa de Governo, equilibrando receita e despesas. Para tanto, as secretarias contaram com uma equipe de 20 gestores de monitoramento. Esses profissionais tiveram a missão de trabalhar no levantamento, definição e acompanhamento das metas prioritárias da cidade, num trabalho que será contínuo. Os gestores de monitoramento contratados participaram de seleção aberta realizada em dezembro do ano passado ainda no período de transição.