NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.13 - 21h52

Recife é a primeira cidade do NE a receber conexão em fibra óptica

[caption id="attachment_33779" align="alignleft" width="679"] No Brasil, apenas a cidade de São Paulo tem a tecnologia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio prestigiou nesta segunda-feira (30) o lançamento da conexão de fibra óptica da Telefônica Vivo. Construída especificamente para atender às demandas do Porto Digital, a rede de alta performance oferecerá, além da rapidez nas conexões, mais segurança na transmissão de dados entre outros benefícios, para as 230 empresas que o formam. O Recife é a primeira cidade do Nordeste a receber o sistema, ratificando a capital pernambucana como importante polo de produção de conhecimento na área tecnológica no cenário nacional e internacional. Apenas São Paulo já tem a tecnologia.

A iniciativa da oferta de pacotes de conexão em fibra óptica foi fruto da experiência vivenciada a partir da primeira edição da Campus Party no Recife, em julho do ano passado. Inicialmente, o sistema de fibra óptica oferecerá velocidade de 2 Mbps a 200Mbps com qualidade superior às soluções convencionais.

“Vivemos um importante momento econômico em Pernambuco e Recife desponta como âncora da produção do conhecimento tecnológico para as empresas que aqui aportam. O ato de hoje posiciona nossa cidade dentro e fora do Brasil como referência na produção do conhecimento tecnológico, exportando, inclusive, o que vem produzindo”, argumentou Geraldo Julio.



Com a chegada da fibra óptica, o Porto Digital, um dos mais importantes polos tecnológicos do País, passa a contar com uma valiosa ferramenta do segmento, ampliando assim a disponibilidade de serviços corporativos sobre fibra em relação à oferta hoje existente na região. Participaram do evento de lançamento o governador Eduardo Campos e os presidentes da Telefônica Vivo e do Porto Digital, Antônio Carlos Valente e Francisco Saboya, respectivamente.