NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.14 - 17h35

Feira da Prodarte abre espaço para o mercado de artesanato no térreo da PCR

Artistas participantes do curso de formação Artesãs Tecendo Cidadania estão em exposição (Foto: Ivanildo Francisco)

Diversas artesãs estão expondo suas peças na feira de artesanato da Prodarte, no térreo da sede da Prefeitura do Recife, nesta terça-feira (29). Entre as artistas, estão participantes do curso de formação Artesãs Tecendo Cidadania, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife. Com a oficina, as mulheres puderam aprimorar o material que produzem e buscar mais oportunidades no mercado de trabalho. As feiras da Prodarte é uma iniciativa de da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano.

Valéria Holanda, artesã há nove anos, produz roupas com misturas de estampas e sempre que pode expõe nas feiras da Prodarte. "As feiras são uma forma de divulgarmos o nosso trabalho. O curso nos ajudou muito a trocar experiências com outras pessoas e experimentarmos diversos materiais diferentes", disse. A aluna ainda ressaltou que com os aprendizados sobre formação de preço, sente que seu trabalho está mais valorizado. Assim como Valéria, Sueli Lima, também participante do curso, viu suas bijuterias serem mais vendidas devido as novas oportunidades que apareceram no mercado.

Já Sueli Lima relembrou o apoio que sempre recebe da Secretaria da Mulher para expor o que produz. "Trazemos o calendário para a Secretaria e rapidamente somos atendidas, com todo o apoio necessário", ressaltou.

Curso Artesãs Tecendo Cidadania - O curso faz parte do programa Mulher, Trabalho e Renda, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, e contempla 150 mulheres de cada Região Político Administrativas do Recife. A formação é voltada para o empreendedorismo, tem duração de três meses e é dividido por módulos. Ao final do curso, as artesãs serão especializadas acessórios, vestuário ou decoração.

Prodarte - A feira acontece uma vez por mês, durante três dias da semana, no térreo da sede da Prefeitura do Recife. O foco do trabalho está voltado para dar apoio aos artesãos e artesãs da cidade e também no fortalecimento da geração de renda desse segmento. Quem pode participar da rede são artesãos, grupos de artesãos, auxiliar de vendas e artesão-visitante. Para fazer parte é só dirigir-se a Gerência da Prodarte, no térreo da PCR, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com três a cinco peças de cada segmento para avaliação. As exposições ainda acontecem na Pracinha de Boa Viagem, na Unicap, no Bairro do Recife, no Poço da Panela, na Boa Vista e em Casa Forte.

A feira acontece uma vez por mês, durante três dias da semana, no térreo da sede da Prefeitura do Recife. (Foto: Luciano Ferreira)