NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.15 - 09h59

Alunos participam de oficina de Ciências na Escola Divino Espírito Santo

Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o mundo dos fósseis, rochas e minerais. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Cerca de 250 alunos da rede municipal de ensino do Recife participaram, nesta terça-feira (28), de uma oficina de Ciências realizada na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Divino Espírito Santo, na Caxangá. A ação faz parte do Projeto Sabiah!, que é fruto de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com a Abramundo – empresa brasileira especializada em metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental. Durante toda a tarde, os alunos da Escola Municipal Professor João Batista Lippo Neto e da Divino Espírito Santo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o mundo dos fósseis, das rochas e dos minerais.

A abertura da atividade aconteceu na quadra da Escola Divino Espírito Santo, com a apresentação de uma das bandas do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria Municipal de Educação. Depois, os estudantes do 1º ao 6º ano foram levados para as salas de aula, onde um tutor da Abramundo mostrou os tipos de fósseis. Os alunos também tiveram que encontrar uma réplica de fóssil dentro de um bloco feito de gesso. "Acho esse projeto muito diferenciado e acredito que esse tipo de oficina desperta nos alunos a curiosidade e um espírito cientifico", avaliou a professora Maria José de Araújo, da Escola Lippo Neto.

De acordo com a diretora de Implementação e Relacionamento da Abramundo, Luciana Hubner, o objetivo da atividade é fazer os alunos aprenderem de forma prática, através de experimentos e discussões com os professores. "Queremos mostrar aos estudantes que, apesar de serem muito jovens, eles são capazes de pensar e fazer ciência", disse Luciana Hubner.

O Projeto Sabiah! é a expansão para o Recife do Programa Ciência e Tecnologia com Criatividade (CTC), da Abramundo. Através da parceria, a empresa ajuda a Prefeitura do Recife a equipar as salas temáticas de Ciências e os laboratórios, além de atuar na formação continuada dos docentes que utilizam esse componente curricular em seu dia a dia, passando toda a metodologia do CTC.

Lançado no fim de 2014, o projeto atualmente atende alunos de 19 escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, beneficiando mais de oito mil estudantes do 6º ao 9º ano. Das 19 unidades de ensino que trabalham com o Projeto Sabiah!, cinco têm laboratórios e salas temáticas de Ciências, enquanto as demais desenvolvem as atividades do CTC em sala de aula.