NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.15 - 15h19

Pacto Pela Vida do Recife promove Cine Debate de combate às drogas na Várzea

Moradores de Jardim Terezópolis participaram do evento, que contou com a participação do cineasta Neco Tabosa. (Foto: Cortesia)

O Cine Debate 30 Segundos Contra o Crack encerrou as atividades do segundo dia de ações do Pacto Pela Vida do Recife no bairro da Várzea, na noite desta terça-feira (28). Moradores de Jardim Terezópolis participaram do evento, que contou com a participação do cineasta Neco Tabosa e de equipes da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e do Programa Atitude do Governo do Estado.

Neco Tabosa foi um dos oito cineastas que produziram filmes de meio minuto para o projeto 30 Segundos Contra o Crack. “Apesar de curto, o filme levou mais de um mês para ficar pronto. Meu objetivo foi contextualizar o universo do usuário e mostrar quem ele é e porque ele procura esse caminho”, explicou. Durante a exibição dos filmes, foram distribuídos materiais com orientações sobre serviços de combate ao uso de drogas.

Para Marcillon Cavalcanti de Lima, morador da comunidade há 20 anos, ações desse tipo são muito bem-vindas. “Precisamos muito de atenção, pois os jovens estão, cada vez mais, se envolvendo com drogas por aqui. Esses filmes e serviços podem ajudar a mudar a cabeça deles”. Além do Cine Debate, a Secretaria de Segurança Urbana também levou até o Jardim Terezópolis a Vacina Contra a Violência, que consiste em um jogo eletrônico que destaca a importância das boas escolhas. Cerca de 40 crianças participaram.

PROGRAMAÇÃO - Dando continuidade ao calendário de ações, a Secretaria de Educação realiza, nesta quarta-feira (29), às 15h, uma palestra sobre as diversas formas de violência na Escola Municipal Magalhães Bastos. Já a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas vai promover uma roda de diálogo na Escola Municipal Rodolfo Aureliano.

Na quinta-feira (30), das 9h às 16h, a população poderá se inscrever para vagas do mercado de trabalho, através do programa Emprego e Renda nos Bairros, da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional. A ação acontece na Escola Profissional Magalhães Bastos e é necessário que os interessados apresentem Carteira de Trabalho, CPF e RG.

Para encerrar as atividades no bairro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realiza, na Praça da Várzea, às 18h, uma palestra sobre diversidade sexual. Já a Secretaria da Mulher, promove, a partir das 19h, um circuito de diálogos na Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, com o tema Gênero, Violência Doméstica e Familiar e Direito à Cidade.

BALANÇO - Até a terça-feira (28), a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano já havia notificado 15 estabelecimentos por ocupação irregular de logradouro público e recolhido uma carcaça de automóvel. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) já concluiu os serviços de limpeza, capinação, remoção de entulho e pintura de meio fio da Avenida Barão de Bonito e do entorno do Campo do Banco. Nesta quarta-feira (29), o órgão vai iniciar os trabalhos de revitalização das Praças Saberé e Coliseu I e II.