NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.15 - 10h09

Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas participa de Cine Debate na Várzea

Atividade faz parte do segundo dia de intervenção na comunidade. As ações seguem até a quinta-feira (30) com a presença de onze secretarias e órgãos da Prefeitura

Com o intuito de incentivar uma maior conscientização sobre os riscos das drogas para a população, o segundo dia de ações de cidadania e reordenamento urbano do Pacto Pela Vida do Recife realizou um Cine Debate na comunidade de Jardim Petrópolis, na Várzea, na noite desta terça-feira (28). Foram apresentados os curtas "30 segundos contra o crack", lançados no ano passado pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) através da Secretaria de Segurança Urbana do Município. Além dos moradores, estiveram presentes também o gerente do eixo de Cuidado e Tratamento da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (SECOD), Antônio de Pádua, o secretário executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado, representantes do Programa Atitude do Governo do Estado e o cineasta Neco Tabosa.

Além de assistir aos vídeos da campanha, a comunidade conheceu um pouco sobre o processo de produção de cada filme. A partir do documentário com depoimentos dos produtores como Kleber Mendonça Filho, Tuca Siqueira, Antônio Carrilho e Neco Tabosa, esse último presente no encontro, foi mostrado à população o outro lado das telas, o roteiro e as ideias. Para Tabosa, a oportunidade de conversar com a comunidade depois de conferirem as criações foi um momento único, "trocar ideias, saber o que acharam das produção audiovisuais e mais ainda, saber se eles mesmos produzem vídeos é o que faz a diferença. “Eu quero ouvir, saber a opinião deles", comentou.

No cine debate sobre as drogas, o representante da SECOD, Antônio de Pádua, explicou sobre o trabalho da nova secretaria. "Vamos prioritariamente trabalhar em três eixos: prevenção, tratamento e ressocialização; e um dos projetos da pasta é a implantação do programa Atitude Municipal que vem para acolher, dar atenção e proteção às pessoas que consomem drogas", destacou. O Programa Atitude Municipal que vai ser implantado pela SECOD é baseado no Atitude estadual, considerado pelo Instituto Igarapé como uma das dez melhores experiências que romperam com a lógica de enfrentamento às drogas. No encontro, a comunidade de Jardim Petrópolis teve também a oportunidade de debater sobre políticas públicas necessárias na localidade com o secretário executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado.