Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.04.19 - 11h51

Projeto Estudante Protagonista 2019 realiza apresentações culturais no Teatro Luiz de Mendonça

img_alt

Aproximadamente 320 estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) da rede municipal de educação do Recife participaram do evento (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Foi no ambiente cheio de entusiasmo que estudantes da rede municipal de ensino do Recife, se apresentaram na culminância do Projeto Estudante Protagonista 2019. O evento aconteceu no teatro Luiz de Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, na zona sul do Recife, nesta quinta-feira (25). Aproximadamente 320 estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) da rede municipal de educação do Recife participaram do evento.

O intuito do projeto é oportunizar os alunos e professores à socialização das atividades bem sucedidas em que os estudantes são os protagonistas. E o mesmo se justifica pelo compartilhamento de experiências vividas em sala de aula e no cotidiano escolar. Neste bimestre os docentes trabalharam com o tem: Protagonismo do prazer.

Para coordenadora do Núcleo de Educação Integrada, Denise Albuquerque, o projeto Estudante Protagonista é muito relevante. “Essa experiência oportuniza momentos de crescimento e fomenta nesses estudantes a autonomia e segurança para buscarem seus próprios projetos de vida”, afirmou. Denise também acrescentou que muitos estudantes ficam encantados com a oportunidade de conhecer novos lugares, a exemplo do teatro.

Ao todo cinco escolas participaram das festividades, entre elas as Escolas Municipais de Tempo Integral- EMTI: EMTI Reitor João Alfredo, EMTI Pedro AugustoEMTI Professor Nilo Pereira, EMTI Professor José da Costa Porto e EMTI Divino Espírito Santo.  Para o professor de dança Júnior Melo, da EMTI Professor Nilo Pereira, o projeto Estudante Protagonista é um ótimo momento para incentivar e ensinar novas técnicas de dança para os alunos. Júnior afirmou que o principal objetivo do encontro é trazer a vivencia dos alunos para sala de aula e fazer uma construção junto com eles.

O estudante Wallace Henrique Bezerra, da EMTI Luiz Vaz de Camões, do 7º ano ressaltou a sua experiência em poder sair do ambiente escolar tradicional e visitar um teatro com seus colegas de classe. “Viemos assistir as apresentações dos outros alunos e estou gostando muito, pois a dinâmica é diferente. E a gente tem um rendimento melhor que o da sala de aula”, falou ele.

A aluna Debora Arisia Barbosa, da EMTI Pedro Augusto, do 9ºano, que participou da apresentação de dança com o tema “A Força Feminina” relatou como foi à sensação de estar pisando no palco de um teatro pela primeira vez. “A sensação de ser protagonista e ver todo mundo aplaudindo nossa apresentação foi muito boa. A nossa escola dá muitas oportunidades para os seus alunos se expressarem através da dança e do canto“, finalizou.